Notas em Dia
Preparativos de Natal: dicas para se organizar e pouparPreparativos de Natal: dicas para se organizar e poupar

Preparativos de Natal: dicas para se organizar e poupar

Preparativos de Natal: dicas para se organizar e poupar

O Natal aproxima-se a passos largos e, com ele, a azáfama típica da estação. Entre as noites que chegam mais cedo e o frio que já se instalou, convidando a ficar em casa, e a agenda cada vez mais preenchida com almoços e jantares típicos da quadra, o tempo já não é muito e a tentação é adiar os preparativos de Natal até à última.

Para evitar fazer compras sob stresse e por vezes fora do orçamento que tinha estipulado, organize-se seguindo alguns passos básicos.

Primeiro passo: definir o orçamento

É por aqui que deve começar os preparativos para a quadra de Natal e não falamos apenas de prendas, mas também da alimentação e, se necessário, vestuário e calçado. Defina o orçamento que tem disponível, estipule o que pretende atribuir a cada categoria, e vá registando os gastos para não comprometer o valor definido e garantir que não o ultrapassa.

Faça uma lista de quem quer presentear

Defina depois a lista de pessoas às quais pretende oferecer uma prenda e a quantia estipulada, dentro do seu orçamento, para cada uma. Fazendo-o com antecedência, tem tempo de procurar o que melhor se adequa a cada uma e dentro do orçamento definido. Mesmo sem sair de casa, pode aproveitar para navegar por alguns sites para recolher ideias de acordo com os gostos de cada um – se optar por comprar online, tem ainda tempo suficiente para receber tudo a tempo e horas, mesmo em sites estrangeiros. Tem também tempo para comparar preços e fazer as escolhas mais acertadas. Se possui um smartphone, pode sempre contar com a ajuda de uma app, como a Christmas Gift List, entre outras possíveis.

É tempo de promoções

Se há altura em que os emails e SMS a anunciar promoções dão jeito é agora. Passe em revista os que tem recebido ultimamente e aproveite para adquirir algumas prendas a preços mais simpáticos.

Não se esqueça que o próximo 24 de novembro é dia de Black Friday, uma sexta-feira com muitas promoções em várias lojas e que, em alguns casos, o dia é ampliado para toda a semana.

Um dia dedicado às compras online com promoções

Na segunda-feira dia 27 de novembro ocorre o Cyber Monday, uma iniciativa equivalente ao Black Friday mas apenas para compras online. Neste dia exclusivo de promoções online, pode aproveitar para adquirir o que precisa sem sair do conforto da sua casa e sem estar em filas intermináveis, e com um custo inferior ao habitual.

Se optar por fazer as suas compras online mais tarde, tenha em conta que nesta época as entregas demoram mais tempo, não deixe para as últimas semanas ou corre o risco de não conseguir receber a tempo.

Prendas personalizadas

Começar as compras natalícias atempadamente permite-lhe ter também tempo para passar pelas lojas de comércio tradicional, feiras e mercados de Natal e descobrir presentes originais, muitas vezes únicos. Uns segundos no Google ou noutro motor de busca bastam para descobrir algum pelas redondezas. Aproveite!

Deite mãos à obra

Se a azáfama das compras natalícias é algo que o deixa com os nervos em franja, experimente investir em prendas feitas por si. O que não falta na internet são ideias: das ideias gourmet (chutneys, bolachas doces e salgadas, compotas, fudge, conservas etc.) a algo tão simples como imprimir e emoldurar uma foto para recordar e imortalizar momentos bem passados, só precisa de puxar um pouco pela imaginação.

Tem o orçamento limitado e não pode dar-se a muitos gastos? Ofereça o seu tempo: basta um simples cartão a disponibilizar uma noite de baby-sitting, uma tarde de arrumo de arrecadação, ajuda para o preenchimento do IRS do próximo ano, três horas para ensinar a preparar aquela receita tão apreciada… é uma questão de adequar as suas possibilidades às necessidades de quem vai receber.

Natal mais solidário

Este Natal aproveite para juntar o útil ao agradável e ofereça presentes ou causas solidárias. Desde a adoção de um lobo-ibérico ou de um lince-ibérico, ao apadrinhamento de um animal de rua, a aquisição de uma agenda solidária em prol de uma ONG, como a EAPN Portugal ou a Abraço, a aquisição de produtos manufaturados por Instituições de Solidariedade Social, como as compotas e bolachas do Convento dos Cardaes, por exemplo… as opções são muitas, só tem de escolher as que melhor se adequam.

Adiante-se para a Consoada

Aproveite esta época de maior acalmia para os preparativos gastronómicos da mesa da Consoada. Planeamento e antecipação significam poupança e maior qualidade.

Comece por olhar para as suas finanças e definir um orçamento. Com calma, reveja depois as receitas, pense em novas iguarias – a tradição não tem de ser rígida – e elabore o menu. Com base no número de pessoas previstas, calcule quantidades e faça a lista de tudo o que precisa para a Consoada, almoço e/ou jantar de Natal.

Saber de antemão o que precisa permite-lhe não só passar em revista tudo o que tem no congelador e despensa, como os vários folhetos e aplicações dos vários estabelecimentos comerciais para saber o que está em promoção e, melhor ainda, comparar preços. Informe-se igualmente sobre a política de entregas – gratuitas – dos mesmos; se lhe entregarem em casa sem custos é dinheiro que poupa em combustível, por exemplo.

Habitue-se a comparar o preço por litro ou quilograma (ou unidade, por exemplo, no caso dos ovos), uma forma de saber realmente se está a pagar mais ou menos.

Quer ter menos custos? DIY

É mais fácil encomendar comida feita do que ver-se a braços com tachos e panelas, forno e fogão, mas os custos são mais elevados. Preparar as iguarias de Natal em casa sai mais barato, daí ser a opção mais razoável quando o objetivo é contenção de custos. Mas não tem de fazer tudo sozinho(a). Peça a cada “convidado” para levar algo. Para evitar desperdício e/ou que todos decidam contribuir com a mesma coisa, organize quem leva o quê (entradas, prato principal, acompanhamento, sobremesa, refrigerantes, bebidas alcoólicas, etc.). É mais simples, menos cansativo e, sobretudo, mais leve na carteira. Feitas as contas, importante mesmo é estarem todos reunidos.