Este website utiliza cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website estará a consentir a sua utilização. Para saber mais clique aqui.

Cortina Header
  Gestão Orçamental

Tenha consciência dos seus proveitos e dos seus gastos

Saiba mais »

 | Tenha consciência dos seus proveitos e dos seus gastos  | Tenha consciência dos seus proveitos e dos seus gastos
Casa

Grão a grão… despesas familiares nas quais pode poupar

Publicado em 14-10-2019 por Cofina Conteúdos

Casa, roupa, alimentação, vestuário, educação… as despesas parecem multiplicar-se fazendo a gestão do orçamento familiar assemelhar-se a um exercício de malabarismo para conciliar as contas. Saiba como poupar.

Tentar poupar quando se tem de gerir um orçamento é uma batalha que não raras vezes pode parecer perdida, já que as despesas tendem a reproduzir-se a uma velocidade estonteante e os rendimentos nem por isso. Mas, feitas bem as contas, pode haver algumas oportunidades para poupar e grão a grão…

Serviços

Esta é uma boa altura para passar em revista os contratos de eletricidade, gás, telemóvel, Internet, TV, seguros e tentar negociá-los de modo a obter soluções mais vantajosas. Analise as ofertas da concorrência e mude, se necessário.

Créditos

Se tem créditos – casa, carro, etc. –, aproveite também para estudar as diferentes opções à sua disposição para reduzir os encargos com esta fatia do seu orçamento. Informe-se sobre a possibilidade de consolidação, por exemplo, e a forma de conseguir taxas mais favoráveis.

Em segunda mão

Em vez de roupa nova para os miúdos, que crescem de dia para dia, opte pelas lojas de roupa de criança em segunda mão, vendida a preços bastante simpáticos e em boas condições. Familiares e amigos são outra alternativa a considerar: reutilize; todos saem a ganhar! Aproveite e faça o mesmo para aquelas peças que sabe que só vai usar uma ou duas vezes, peça emprestado, compre em segunda mão ou alugue, porque não?

Na hora de comprar

Faça uma lista sempre antes de fazer compras e, não, não se aplica apenas ao supermercado. Passe em revista a roupa de toda a família regularmente; saberá sempre o que tem e o que de facto precisa. Encontrará de certeza peças em bom estado que não se lembrava já que tinha escondidas nos roupeiros e gavetas. Recupere o hábito de arranjar roupa; é cada vez mais fácil encontrar costureiras que rapidamente arranjam uma peça, deixando-a pronta a usar por um valor bem mais baixo do que uma nova.

No supermercado, compare os preços antes de comprar, use e abuse das promoções, confirmando sempre (veja o preço unitário/por litro/por quilo) que de facto se trata de uma promoção e não de uma manobra de marketing, prefira marcas brancas.

Marmitas

Comer regularmente fora pode levar uma fatia considerável do orçamento familiar. Aderir à marmita, com refeições preparadas em casa, especialmente com produtos de época, é uma forma não só de tornar a sua alimentação mais saudável como consideravelmente mais barata. E o melhor é que não faltam ideias de receitas à distância de uns simples cliques.

Aniversários e Natal

Não deixe tudo para última hora. Faça uma lista (guarde-a no telemóvel, para a ter sempre à mão), defina um orçamento e mantenha-se fiel ao mesmo. Aproveite as promoções, as campanhas online, os preços de outlet, as lojas de segunda mão, especialmente se na sua lista se encontrarem dispositivos eletrónicos ou jogos, por exemplo.

Converse com os seus filhos

Fale com os seus filhos desde pequenos sobre o valor do dinheiro, ensine-os também a poupar e a gerirem o seu dinheiro. Atribua-lhes uma mesada: além de lhes incutir responsabilidade, permite-lhes criar uma boa relação com o dinheiro, que lhes será útil para a vida toda.