Este website utiliza cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website estará a consentir a sua utilização. Para saber mais clique aqui.

Cortina Header
  Gestão Orçamental

Prever as suas despesas

Saiba mais »

 | Prever as suas despesas  | Prever as suas despesas
Casa

Hábitos que podem reduzir as suas alergias

Publicado em 10-03-2020 por Cofina Conteúdos

Com a primavera chegam também as tão incómodas alergias. Conheça alguns dos hábitos que deve mudar para reduzir a severidade dos sintomas e evitar eventuais crises.

Espirros, olhos vermelhos e lacrimejantes, garganta irritada e congestão nasal são sintomas típicos de alergias sazonais, que costumam fazer-se sentir com especial incidência na primavera e que podem agravar-se com alguns dos hábitos que repetimos diariamente. Algumas mudanças simples podem fazer diferença e tornar os dias mais confortáveis.

Seque a roupa dentro de casa

Com o aumento de pólenes e demais poeiras no ar, é normal que se depositem na roupa deixada a secar num estendal ao ar livre. Nos períodos ou estações com maiores níveis de alergénios no ar, opte antes por secar a roupa dentro de casa, num estendal interior ou na máquina de secar.

Mantenha portas e janelas fechadas

É bom deixar circular ar fresco em casa, mas ao deixarem-se as janelas abertas, está-se a permitir a entrada de alergénios, que se vão depositar nos móveis, cortinados, tapetes, etc. Quando os níveis de pólen estiverem altos, mantenha portas e janelas fechadas.

Use máscara quando fizer limpezas

Se sofre de alergias, certamente já notou o seu agravamento ou início de uma crise ao limpar a casa, especialmente a limpar o pó e a aspirar ou sacudir tapetes. Proteger-se com uma máscara é uma das melhores formas de se resguardar e de minimizar os sintomas. Ao adquirir um aspirador, deverá ainda certificar-se de que possui filtro HEPA.

Troque de roupa e sapatos quando chegar a casa

A roupa e o calçado que usa fora de casa são um foco de atração de pólenes e poeiras. Trocar de roupa e de sapatos assim que chega a casa evita que estes e outros alergénios se espalhem. O ideal é mesmo pôr a roupa logo para lavar.

Tome banho à noite

O pó, os pólenes e outros tipos de sujidade não se acumulam apenas na roupa, mas também na pele e no cabelo. Tomar banho à noite em vez de o fazer de manhã permite não só a sua remoção como impede a acumulação na roupa de cama e de dormir. Lavar o cabelo todos os dias nesta época é outra das recomendações que pode seguir.

Dê descanso às lentes de contacto

O uso de lentes de contacto pode provocar uma acumulação acrescida de pólenes nos olhos, dando origem a irritação. Sempre que o nível de alergénios no ar for elevado e/ou tiver os olhos irritados, pondere trocar as lentes pelos óculos.

Livre-se de velas perfumadas e fragrâncias para a casa

Deixam um agradável cheiro em casa, mas devem ser evitadas por pessoas que têm alergias, porque embora não libertem alergénios, alguns dos químicos usados na sua composição podem provocar reações alérgicas ou agravar os seus sintomas.