Natal em família: como envolver as crianças nos preparativos desta quadra
Natal em família: como envolver as crianças nos preparativos desta quadra
Em vésperas de Natal, incluir os mais novos nos preparativos desta época natalícia é uma forma de não só passar mais tempo de qualidade em família, como de aliviar a lista de tarefas que nesta altura parecem multiplicar-se a cada dia que passa.
Envolver os seus filhos em todo o bulício associado ao Natal é uma ótima forma de os entreter e de delegar tarefas ao mesmo tempo. Um bom ponto de partida para o fazer é associar os vários dias do calendário do Advento a tarefas simples e, de preferência, divertidas. A começar logo por ajudar a fazer o próprio calendário de Advento, uma tarefa em que todos podem participar, fazendo corresponder a cada dia uma tarefa/atividade. As opções aqui são muitas, passando desde decorar a porta do quarto, fazer uma grinalda de pipocas para enfeitar a árvore de Natal, ler (e/ou resumir por escrito) um conto de Natal, ajudar a fazer bolachas para distribuir pelos amigos/primos/avós, escrever os postais de Natal, fazer uma noite de charadas ou outros jogos, etc.
Solidariedade no Natal
E, como se trata de uma época de partilha, esta é a melhor altura para promover a empatia e a solidariedade. Selecionar os brinquedos com que já não brinca para dar a crianças desfavorecidas, ir ao supermercado com os pais fazer um cabaz de Natal para uma instituição ou para um vizinho ou familiar que esteja só ou cuja vida tenha dado uma reviravolta recentemente, por exemplo. Há também a possibilidade de recolher bens para um abrigo de animais e ir entregar. Exemplos não faltam, mas se lhe faltar a imaginação, decerto não faltarão ideias se todos participarem.
Leia também: Natal Solidário: Ideias de presentes para ajudar quem precisa
Decoração de Natal
Se ainda não montou a árvore de Natal e decorou a casa a preceito, está ainda bastante a tempo. E, se todos derem uma ajuda, melhor ainda. Especialmente no que toca a passar todos os enfeites em revista para ver o que se pode ou não aproveitar de anos anteriores e o que é necessário comprar ou fazer à mão, algo que garante algumas horas de entretenimento para os miúdos. Mesmo que seja necessária alguma supervisão, há afazeres que pode adiantar.
Leia também: Decorar a casa para o Natal sem gastar muito dinheiro
Cartões e postais de Natal
Memórias que perduram, os cartões ou postais de Natal são outra das formas de envolver os seus filhos no espírito natalício. Fotografias, cartolina e papel colorido, materiais naturais apanhados, por exemplo, num passeio em espaços verdes ou pela praia, missangas, glitter, tudo é motivo para despertar a criatividade e dar vida a cartões únicos para entregar aos mais próximos. E todos podem participar, mesmo os bebés, com impressões das mãos ou dos pés feitas com tinta lavável não tóxica.
Mãos na massa
Água e farinha é quanto basta para fazer massa de modelar adequada para as crianças. Se quiser adicionar um toque de cor, junte umas gotas de corante alimentar. Basta misturar tudo e está pronta a usar. Só com as mãos ou com cortadores de bolachas, por exemplo, é possível criar ornamentos para a árvore de Natal, figurinhas para o presépio, decorações para prender nas portas ou colar ao frigorífico (neste caso, cole um íman pequeno atrás), entre outras possibilidades.
Melhor ainda é fazer uma boa fornada de bolachas, uma atividade apropriada para diferentes idades. Se não tiver tempo para pesar e misturar os ingredientes (os mais velhos já conseguem seguir estes passos), encontra já em vários supermercados massa de bolachas feita, pronta a estender e cortar.
Depois é só pôr no forno – tarefa que deve ficar reservada para os adultos – e esperar que arrefeçam para decorar, provar e/ou distribuir por caixinhas para oferecer à família, amigos e vizinhos.
Além das bolachas, há muitas tarefas na preparação das iguarias natalícias em que os seus filhos podem participar desde cedo, com benefícios acrescidos. Participar na preparação de refeições ajuda a desenvolver a motricidade fina e o vocabulário (ingredientes, processos, utensílios, etc.), desenvolve competências essenciais, melhora a leitura, estimula as habilidades matemáticas e aprofunda os laços familiares, entre outros benefícios.
Leia também: Crianças na cozinha
Embrulhos de Natal
Ajudar nos embrulhos é outra tarefa em que os seus filhos podem ajudar, especialmente depois de deixarem de acreditar no Pai Natal e, sobretudo, se puderem dar azo à criatividade. Papel de vários tipos, como o que sobrou do Natal anterior em bom estado, páginas de revistas, papel de cenário, caixas, cola, fita-cola, laços, cordel, brilhos, lã, o limite pode ser mesmo a imaginação. Dependendo das idades, poderá requerer maior ou menor supervisão.
Para mais tarde recordar
Smartphone ou a câmara digital esquecida no armário serão decerto bem-vindos nas mãos dos seus filhos “promovidos” a fotógrafos de serviço nesta quadra festiva para registar os melhores momentos em família. Da decoração da árvore e da casa ao passeio para ver as iluminações natalícias, momentos passados na cozinha, a jogar ou a desfrutar do tempo juntos, não faltarão boas imagens para imprimir e emoldurar ou fazer colagens, acrescentando outros materiais. Quem sabe não resulta num painel para decorar a sala nos próximos Natais.