Notas em Dia
Dicas para melhorar os seus hábitos de consumo e pouparDicas para melhorar os seus hábitos de consumo e poupar

Dicas para melhorar os seus hábitos de consumo e poupar

Dicas para melhorar os seus hábitos de consumo e poupar

Melhorar a saúde das suas finanças e conseguir atingir os seus objetivos depende maioritariamente de um consumo responsável, que se pode aprender e adotar com facilidade. Basta alguma disciplina. A sua carteira agradece, e o planeta também.

Melhorar a saúde das suas finanças e conseguir atingir os seus objetivos depende maioritariamente de um consumo responsável, que se pode aprender e adotar com facilidade. Basta alguma disciplina. A sua carteira agradece, e o planeta também. Ficam algumas sugestões que pode adotar facilmente no dia a dia.

  1. Antes de mais, defina um orçamento. Ter uma noção precisa do dinheiro que ganha e das despesas que tem é essencial, por forma a conseguir determinar quanto pode gastar e onde poderá conseguir fazer alguns cortes para poupar.
  2. Acompanhe os seus gastos. Para saber exatamente onde gasta o dinheiro, habitue-se a registar todas as despesas diárias (do café e raspadinhas a todas as compras de mercearia e padaria) numa app, folha de Excel, caderno de notas, o que lhe der mais jeito, e consulte o total no fim de cada dia ou da semana.
  3. Passe em revista as despesas e veja onde pode reduzir. Rever os contratos e os fornecedores de telecomunicações, eletricidade e gás, bem como seguros pode poupar-lhe algumas dezenas de euros todos os meses.
  4. Evite o desperdício de recursos em casa. Habitue-se a pequenos gestos que fazem a diferença, e incuta-os no seu agregado familiar: aproveite ao máximo a luz solar, desligue as luzes quando sai das divisões, opte por lâmpadas de baixo consumo, não deixe eletrodomésticos em standby e dê preferência aos de melhor eficiência energética, lave com as máquinas cheias, tome duches rápidos, reduza o fluxo das torneiras e autoclismo, aproveite a água de lavar legumes ou arroz para rega ou a que corre até aquecer para usar no autoclismo, etc.
  5. Planeie as compras. Confira o que lhe faz falta efaça sempre uma lista, as compras por impulso são inimigas da carteira. Compare os preços e aproveite as promoções, evite ir às compras quando estiver com fome e, sempre que viável, compre a granel. E não menos importante, leve sempre as suas embalagens. Desta forma poupa na sua carteira e o planeta.
  6. Faça a maioria das refeições em casa. Para o trabalho opte por levar marmita e assim poupe algum dinheiro extra no final da semana. Reunir amigos e familiares em sua casa, desde que cada um leve uma coisa predefinida, pode revelar-se mais acessível economicamente para cada um do que se optarem por um estabelecimento comercial.
  7. Repense a compra. Pondere se realmente lhe faz falta ou se precisa mesmo de substituir. Se alguma coisa se estragar não se precipite em deitá-la fora, muitas vezes compensa levar a reparar, não só económica como ambientalmente.
  8. Ande menos de carro. Faça mais percursos de transportes públicos, ande mais a pé em distâncias curtas, adote uma mobilidade suave. É menos combustível que gasta, menos emissões de CO2 lançadas para a atmosfera, menos dinheiro gasto em estacionamento e manutenção.  Na hora de trocar de carro, invista num elétrico, também já mais acessíveis; além disso, poderá contar com incentivos fiscais e preços de carregamento muito mais baixos face à gasolina e gasóleo.
  9. Compre e venda em segunda mão. De roupa a acessórios para criança e adultos a mobiliário e dispositivos eletrónicos, multiplicam-se as lojas e sites onde pode comprar e vender em segunda mão. Aproveite.