Dicas para poupar (ainda mais) na fatura da luz
Dicas para poupar (ainda mais) na fatura da luz
Face aos preços atuais da eletricidade e também à necessidade de reduzir o impacto no ambiente, conseguir baixar a fatura da luz é não só uma prioridade como uma necessidade para muitos consumidores. A mudança de alguns hábitos pode, no entanto, fazer toda a diferença.
Entre eletrodomésticos, gadgets e outros dispositivos elétricos e eletrónicos, podem chegar a várias dezenas os aparelhos que temos em casa responsáveis pela fatia do orçamento despendido em eletricidade todos os meses. Com o atual custo da energia elétrica e sem grandes perspetivas de melhores notícias a curto e médio prazo, rever os hábitos de toda a família em casa é inevitável. E com pequenos gestos, cada um de nós pode contribuir para um planeta mais saudável, reduzindo as emissões de gases com efeito de estufa.
Apagou a luz?
Nunca é demais repetir: apagar a luz sempre que sai de uma divisão da casa é um cuidado que todos devem ter. Tal como colocar cadeirões, sofás e a secretária perto da janela para aproveitar ao máximo a luz solar, sobretudo agora que os dias começam a ficar maiores.
Instale um regulador de intensidade de luz, o que lhe permitirá fazer um consumo adequado à sua necessidade, e adquira lâmpadas LED ou de baixo consumo, que apesar de terem normalmente um custo mais elevado, têm uma vida útil superior e consomem menos energia, pelo que a poupança que proporcionam supera esta desvantagem.
Isole as entradas de ar frio ou quente
Identifique os pontos de entrada de ar em casa e tape-os com fita de calafetagem, espuma isoladora (para caixas de estores, por exemplo), rolos para as portas, etc.
Nos dias mais frios, deixe os estores abertos durante o dia para deixar o sol aquecer um pouco a casa, fechando-os assim que o sol se começa a pôr. Pelo contrário, nos meses mais quentes, mantenha janelas e estores fechados nas horas de maior calor, abrindo-os só de manhã cedo ou à noite, alturas em que está mais fresco para arrefecer a casa sem precisar de ligar o ar condicionado.
Leia também: Poupe no aquecimento em casa e obtenha uma maior eficiência energética
Para resultados mais eficientes, vidros duplos e isolamento profissional são algumas das alternativas, um pouco mais dispendiosas de imediato, mas que compensam a médio e longo prazo na eficiência energética da sua casa. Consulte as condições de financiamento do Cetelem para Casa Eficiente +
Leia também: Dicas para manter a casa fresca no verão
Eletrodomésticos eficientes
Quanto mais eficientes forem os eletrodomésticos que temos em casa, maior será a poupança financeira e menor será a nossa pegada ambiental. Além de se poupar energia, poupam-se recursos essenciais, como a água, por exemplo. Sempre que adquirir um eletrodoméstico, no momento da compra tenha especial atenção à classe energética, dando preferência à classe A++ e A+, e tenha atenção ao consumo (KWh). A capacidade ajustada às necessidades familiares é outro dos aspetos a considerar.
Leia também: Renovar a cozinha tornando-a mais eficiente
Na hora de lavar
Sempre que lavar roupa ou loiça na máquina prefira os programas mais ecológicos (ECO), que permitem economizar água e energia, mesmo sendo a sua duração mais prolongada. E, não menos importante, ligue apenas a máquina quando esta estiver cheia.
Além disto, reduzir a temperatura da lavagem da roupa de 60 oC para 40 oC permite-lhe poupar metade da energia.
E não menos importante, limpe frequentemente os filtros das suas máquinas para que não percam eficiência e não tenha de repetir as lavagens.
Na hora de cozinhar
Uma das formas de poupar energia e simultaneamente tornar a preparação de alimentos mais eficiente é tapar os tachos e panelas, o que permite uma cozedura mais rápida. Usar a tampa pode permitir até uma poupança, neste caso, de até 25%.
Se só precisar de aquecer alimentos, prefira o micro-ondas, em vez do forno ou fogão.
Se usar panelas de pressão ou a vapor, poderá poupar até 70% de energia elétrica.
Para cozinhar no forno, opte por recipientes em vidro ou cerâmica, que aquecem mais rapidamente.
Desligue para ganhar
Habitue-se a desligar os aparelhos, como computadores, consolas de jogos, televisão, etc., em vez de os deixar a “hibernar” ou em standby. Prefira fichas múltiplas com interruptor, que lhe possibilitam desligar com um simples toque vários aparelhos. Aproveite e ajuste as definições de perfil de energia do computador.
Não deixe os carregadores ligados quando não estiverem a ser necessários.
Use as garrafas para ajudar a poupar
Se o seu frigorífico se encontra quase vazio, há um esforço adicional que se traduz num maior consumo de energia para manter os poucos produtos no seu interior à temperatura necessária. Para evitar este desperdício de energia, a solução passa por distribuir várias garrafas vazias ou, melhor ainda, cheias de água no espaço disponível. Atenção, no entanto, não deve enchê-lo na totalidade, pois é necessária circulação de ar para manter a temperatura ideal.
E já que falamos em frigorífico, há ainda muitos hábitos que continuamos a manter e que devem ser evitados, como guardar alimentos ainda quentes, deixar a porta aberta durante mais tempo do que o necessário (antes de abrir a porta, pense naquilo que precisa especificamente) ou deixar acumular gelo nas paredes do congelador. Outra forma de poupar energia é regular o frigorífico para os 5 oC e o congelador para os -18 oC.
Aproveite a energia solar
Sendo uma fonte de energia inesgotável, não poluente e facilmente acessível, a energia solar é uma aposta cada vez mais atraente. Pondere a instalação de painéis solares, os quais permitem gerar eletricidade e aquecer a água para uso doméstico, aliando poupança financeira e proteção do meio ambiente.
Leia também: Painéis solares, quando a poupança e a energia se aliam ao ambiente
Reveja regularmente a sua tarifa
Verifique regularmente a sua fatura e tarifa de eletricidade, especialmente na fatura de renovação de contrato. Compare os preços das ofertas existentes em busca da melhor opção.