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Notas em Dia
Exercício: prepare-se para o frioExercício: prepare-se para o frio

Exercício: prepare-se para o frio

Exercício: prepare-se para o frio

Temperaturas mais baixas, em particular de manhã cedo e ao final do dia, exigem cuidados adicionais quando se treina ao ar livre.

Verificar a previsão meteorológica para saber com o que vai contar durante o seu treino, independentemente do exercício praticado é sempre uma boa opção, permitindo-lhe uma melhor escolha do equipamento a vestir. A palavra-chave deverá ser sempre conforto. Escolha peças variadas, para vestir em camadas e poder retirar sempre que começar a assentir calor e vestir quando arrefecer. Escolha materiais apropriados, especialmente nas peças que vão estar diretamente em contacto com a pele, que devem ser sintéticos para afastar o suor do corpo – o algodão ensopa e mantém-se molhado. Por cima deve colocar materiais mais quentes, como um polar e depois um corta-vento ou impermeável, dependendo do tempo. Luvas e proteção para a cabeça (gorro, capuz, boné, etc.), ouvidos e pescoço/garganta são também essenciais quando as temperaturas descem. De noite, use equipamento refletor.

 

Aquecimento

Ande ou corra no mesmo sítio cinco minutos pelo menos antes de sair de casa e comece o treino de forma gradual para dar ao corpo a oportunidade de se ajustar à oscilação térmica.

 

Hidratação

Independentemente da temperatura que se faz sentir, não descure nunca a hidratação e leve sempre uma garrafa de água/bebida isotónica para beber durante e após o treino. Antes de sair de casa, convém igualmente beber algo, mesmo não sentindo sede.

 

Boa seleção de percurso

Se for correr ou andar, procure não deambular. No caso de se perder, tentar encontrar o caminho de regresso molhado poderá ser perigoso -Evite locais propensos a lençóis de água. Se possível avise sempre alguém que vai correr/andar e por onde – escorregar, cair é muito fácil em condições agrestes; em caso de emergência, se souberem onde procurar, é mais fácil dar-lhe a assistência necessária.

 

No conforto de casa

No final do treino, procure reduzir a sua intensidade e alongue num local protegido, dentro de casa, nos balneários, etc. Lembre-se que sempre que para, a temperatura do corpo desce.

 

Hipotermia

Um dos riscos de praticar exercício físico em temperaturas baixas é a hipotermia, que surge quando a temperatura do corpo desce abaixo dos 35ºC. Se suspeitar que está a entrar em hipotermia, procure assistência imediata. Entre os sintomas contam-se, por exemplo, tremores intensos, dificuldade em respirar e falar, perda de coordenação, fadiga e dormência nos membros.

 

A evitar

Pessoas com asma, bronquite induzida pelo esforço e problemas cardiovasculares devem aconselhar-se com o seu médico antes de praticarem atividade física no exterior com temperaturas baixas.