Notas em Dia
Finanças pessoais: podcasts que podem ajudá-lo a gerir melhor o seu dinheiroFinanças pessoais: podcasts que podem ajudá-lo a gerir melhor o seu dinheiro

Finanças pessoais: podcasts que podem ajudá-lo a gerir melhor o seu dinheiro

Finanças pessoais: podcasts que podem ajudá-lo a gerir melhor o seu dinheiro

Melhorar a saúde das suas finanças, maximizar os seus rendimentos, sair do endividamento, gerir melhor o seu orçamento ou otimizar a sua reforma: são muitos os podcasts com informação útil e prática que lhe podem dar uma ajuda. Eis a nossa seleção.

Disponíveis através de plataformas de streaming ou dos respetivos sites, conheça alguns dos podcasts, em português e inglês, que pode ouvir tranquilamente em casa, na deslocação para o local de trabalho ou até mesmo no ginásio, e que podem ajudá-lo a orientar-se melhor no que respeita a tomadas de decisão financeiras relativas às suas finanças pessoais.

Contas-Poupança

Inicialmente uma rubrica de sucesso do Jornal da Noite da SIC, não estranha que se tenha entretanto desdobrado num podcast bastante popular. Contas-Poupança traz regularmente informação atual e útil, apresentada de forma clara pelo jornalista Pedro Andersson sobre temas tão variados como poupança, investimento, contas de eletricidade, impostos, créditos, etc.

We study billionaires

Podcast estrela da The Investor’s Podcast Network, que também inclui o Bitcoin Fundaments, já com mais de 100 milhões de downloads, We study billionaires é apresentado por Stig Brodersen, Trey Lockerbie, and Clay Finck, que entrevistam e estudam bilionários como Bill Gates, Charlie Munger ou Warren Buffett, entre muitos outros. Depois explicam o que aprenderam e como aplicar as estratégias de investimentos dos “gurus financeiros” na Bolsa.

BdP Podcast

Do Banco de Portugal, trata-se de um podcast financeiro com informações variadas sobre temas pertinentes no dia a dia que abrangem desde a prevenção de fraudes e taxas de juros até projeções para a economia nacional e atividades várias desenvolvidas pelo próprio BdP de Portugal.

How to money

Um misto de (bom) humor e dicas sábias, How to Money, apresentado por Joel Larsgaard e Matt Almix, dois amigos apostados em espalhar literacia financeira, debruça-se sobre tópicos tão variados como viajar frugalmente ou como tornar o seu bebé milionário. A lista é extensa, mas facilmente conseguirá encontrar um tema que lhe interesse.

MoneyBar

Com apresentação da especialista em finanças pessoais e consultoria financeira Bárbara Barroso, destaca-se pela forma descomplicada de informar sobre temas relacionados com dinheiro e finanças.

Millennial Investing 

Para as gerações mais jovens, este podcast, apresentado por Robert Leonard e Rebecca Hotsko, abrange não só bases de investimento, investimento e aconselhamento financeiro, mas também empreendedorismo, desenvolvimento pessoal, trabalho extra, entre outros, direcionados para a geração millennial, visando proporcionar-lhe uma maior literacia financeira e capacidade de tomada de decisões financeiras.

Money Money Money

Apresentado por João Vieira Pereira e João Silvestre, ambos jornalistas do semanário Expresso, aborda semanalmente não só temas económicos, mas também de cariz político e social que passam pelas taxas de juro, investimento, salários, vinhos nacionais, poder de compra, entre outros.

BiggerPockets Money                                                                                    

Partindo da premissa de que as finanças pessoais são pessoais – uns querem fugir ao sobre-endividamento, outros procuram uma situação confortável, outros ainda pretendem (maior) liberdade financeira –, os apresentadores Scott Trench e Mindy Jensen abordam o bom, o mau e o feio das histórias em torno de dinheiro das pessoas comuns, falam com empreendedores, donos de negócios, etc., para oferecer conselhos para se sair de situações de endividamento ou conseguir fazer crescer o seu dinheiro.

Afford Anything

Com uma abordagem algo diferente do que é habitual neste tipo de podcasts, Paula Pant tem apenas convidados com doutoramento ou que sejam autores de livros nas listas de bestsellers do New York Times ou do Wall Street Journal, como uma forma de se aprender com algumas das melhores mentes do mundo e ficar a par de estratégias investigadas e testadas por profissionais ao longo de anos. Leia também: A literacia financeira começa de pequenino