Powered by

Cetelem
Notas em Dia
Neste Natal prefira presentes sustentáveisNeste Natal prefira presentes sustentáveis

Neste Natal prefira presentes sustentáveis

Neste Natal prefira presentes sustentáveis

Neste Natal privilegie experiências e artigos sustentáveis e ofereça a prenda perfeita a amigos e familiares: o planeta agradece!

Nesta época Natalícia ajude a poupar os recursos naturais do planeta e a diminuir o lixo produzido. Faça escolhas mais conscientes, com impacto reduzido no ambiente, e na sua carteira.

Aposte nos seus talentos

Um dos aspetos positivos do confinamento para muitas pessoas foi a (re)descoberta de talentos e hobbies que podem ser agora aproveitados para surpreender aqueles que lhe são mais queridos. As possibilidades são de facto muitas, a começar pela culinária: bolachas, chutneys, conserva de pimentos, patês, tostas, chocolate quente ou bolos, fudge, caramelos, compotas caseiras, azeite aromatizado, o que não faltam são ideias no Google, Pinterest ou Instagram.

Se aprimorou as artes da costura, as máscaras continuam a ser uma boa opção, em padrões alusivos à época ou nas cores preferidas dos seus amigos/familiares para combinar com o vestuário do dia a dia. Sacos com sementes ou caroços de cereja para aquecer no micro-ondas, coberturas para tigelas, bolsas, tote bags, mantas em patchwork, por exemplo, só tem de se inspirar. Tricô é outra boa aposta – há capas de almofada lindíssimas, assim como mantas para o sofá, cachecóis, golas ou camisolas.

Se desenha ou pinta, experimente fazê-lo em sacos de tecido para compras, numa aguarela do local preferido de férias, num frasco/garrafa de vidro para pôr uma vela ou usar como jarra, numa almofada ou lancheira; se tem jeito para o macramé, um espanta-espíritos ou um porta-vasos poderá ser bem-vindo. Tal como acontece um pouco com todas as artes manuais, ideias não faltam para se ocupar, só tem de decidir o que melhor se adequa ao gosto e personalidade de cada um.

Em alternativa, dê uma espreitadela ao que por cá se faz e invista no talento nacional.

#CompreLocal

Mais do que nunca, a economia nacional precisa de apoio e o Natal é uma excelente altura para investir no que por cá se faz, até porque o leque de boas ofertas é vasto. Das lojas de bairro aos muitos produtores/criadores/artesãos, o difícil é mesmo escolher: os têxteis naturais, como o burel da serra da Estrela; a saboneteria ou a cestaria algarvia, por exemplo, são duas outras boas opções. No Facebook, grupos como o Comprar Português e o Reerguer Portugal – Ajude o seu país e os portugueses partilham diariamente contactos de produtores, empresários, artesãos, vendedores, que encontraram assim uma forma de divulgar os seus produtos e comercializá-los, entregando-os muitas vezes em sua casa. Alguns minutos no Instagram dão-lhe também acesso a um vasto leque de criadores nacionais que pode seguir. Experimente!

Amigos do ambiente

Sem sair do sofá, consegue comprar e pedir para ser entregue onde mais lhe convier – o que é uma vantagem adicional, especialmente neste Natal, em que fazer planos a médio prazo se está a revelar complicado – inúmeros presentes amigos do ambiente. Só tem de aceder a lojas como a Zero Plástico, a Pegada Verde, a Mind The Trash, a ISTO ou a Zouri, entre muitas outras, para ter acesso a muitas opções para prendas natalícias, como T-shirts e camisas, jardins verticais, livros, cinzeiros individuais, Beeswax Food Wraps, cosméticos ou champô sólido para cães e gatos, entre outros. Na Maria Granel encontra várias sugestões para um Natal sem desperdício, como Kits de higiene oral, de Iniciação Zero Waste ou de Cacau Quente, entre muitos outros. Na Naz, uma marca 100% nacional que cria peças de roupa com excedentes de outras fábricas têxteis, pode escolher a peça de vestuário ou acessório que procura. Para grávidas e para os mais pequeninos, encontra na NaturaPura desde Kits de Maternidade a vestuário, acessórios e peluches, tudo feito com algodão 100% orgânico.

Experiências

Massagens, workshops (de fotografia a culinária), batismos de queda livre ou de mergulho (aproveite as promoções que costumam surgir ou ofereça em conjunto com amigos ou outros membros da família), passeio de cavalo, bilhetes para teatro, concertos, exposição. Lazer, spa, aventura, entretenimento ou gastronomia, não é difícil encontrar sugestões.

Ofereça o seu tempo

Um amigo precisa de pintar a casa? Ofereça-se para deitar mãos à obra e ajudar a terminar a tarefa mais rapidamente. A sua irmã anda sobrecarregada de trabalho? Prepare-lhe as refeições para uma semana e entregue-lhas para congelar. Uma amiga está doente? Faça-lhe as compras, encomende take-away, leve a roupa à lavandaria, passeie o cão, fique com os filhos de amigos para eles poderem sair uma noite ou um fim de semana, etc. Crie vouchers personalizados, imprima e ofereça o seu tempo e ajuda num envelope.