Proteja-se do frio
Proteja-se do frio
Os alertas de vaga de frio começaram já a fazer-se anunciar. Saiba como proteger-se em casa.
Definidas de forma resumida como uma série de dias seguidos com temperaturas mínimas abaixo dos valores médios mensais para a época, as vagas de frio podem ter efeitos negativos para a saúde, pautando-se por um aumento de infeções e doenças respiratórias e gripe, bem como agravamento de doenças cardíacas.
Isolamento, um bom aliado
Antes de a descida de temperatura se instalar, passe em revista as janelas e portas e vede os pontos de entrada de frio e correntes de ar em casa. Fitas de calafetagem para portas e janelas e barras ou rolos para portas são uma solução prática e económica. A médio e longo prazo, se ainda não o fez, considere a instalação de janelas com vidro duplo, ideais como proteção para temperaturas extremas bem como para isolar a casa de eventuais ruídos do exterior.
Mantenha os cortinados fechados, exceto em áreas onde o sol bater e baixe os estores assim que anoitecer.
Atenção à eletricidade
Dias mais curtos e excesso de frio levam ao aumento frequentemente excessivo do consumo de eletricidade, comprometendo o abastecimento local e podendo provocar falhas de energia. Ligue apenas os aparelhos necessários. Procure ainda manter o telemóvel carregado, especialmente se não tiver telefone fixo, e mantenha lanternas e pilhas em locais de fácil acesso e do conhecimento de todos.
Conforto a toda a prova
Lareiras e aquecedores são uma boa forma de aquecer o ambiente, mas certifique-se que lhes dá a devida atenção para evitar acidentes domésticos como incêndios ou acumulação de monóxido de carbono. No caso, não use nunca petróleo, gasolina ou álcool para a atear.
Habitue-se igualmente a manter as portas dentro de casa fechadas para que o frio não “fuja” das zonas aquecidas. A utilização de tapetes, passadeira e carpetes ajuda igualmente a preservar o calor.
Quando estiver em casa – ou se sair – agasalhe-se com várias camadas de roupa, de preferência não muito justas – manter-se agasalhado através de vestuário é mais eficiente do que aquecer a casa toda. Optar pelo consumo de bebidas quentes, como chocolate quente, café, chá ou infusões e evitar álcool, é também uma boa forma de se manter confortável. Lembre-se que manter-se hidratado é essencial para se sentir confortável.
Em caso de emergência
Numa vaga de frio, as pessoas mais afetadas são os idosos e as crianças. Vigie-os com mais cuidado e não hesite em ligar para o 112, caso suspeite de uma possível situação de hipotermia. Se, por outro lado, suspeitar de constipação ou mesmo gripe, ligue para a Linha de Saúde 24 – 808242424, antes de acorrer às urgências.