Notas em Dia
Redes sociais: como proteger-se dos seus perigosRedes sociais: como proteger-se dos seus perigos

Redes sociais: como proteger-se dos seus perigos

Redes sociais: como proteger-se dos seus perigos

Se é utilizador do Twitter, Instagram ou Facebook, entre outras redes socais, é importante ter em conta que apesar das inúmeras vantagens, convém não descurar os potenciais riscos que apresentam e proteger-se.

Poderosas ferramentas de comunicação e informação, as redes sociais são também um meio preferencial para atividades maliciosas, como roubo de identidade e de informação, fraude, ciberbullying, desinformação ou difamação, por exemplo. Mas são riscos que podem ser minimizados desde que se adotem algumas boas práticas, cuidados simples que é preciso ter.

Proteja o computador

Este é o primeiro passo a dar e aquele que não deve nunca descurar. Mantenha sempre um programa antivírus instalado e atualizado. Também deve manter o sistema operativo atualizado.

Mantenha a informação pessoal privada

Não partilhe informações pessoais como o número de telefone, morada de casa, email ou números de identificação (CC, NIF, SS) nas redes sociais. Sempre que precisar de fornecer este tipo de informação faça-o de forma privada.

Proteja o acesso às contas das redes sociais

As contas das redes sociais contêm frequentemente informações pessoais sensíveis, como nome, telefone, data de nascimento, entre outras. Para evitar utilização indevida da conta ou roubo de identidade, proteja-se com passwords ou palavras-passe diferentes e fortes. Sempre que viável, ative a dupla autenticação.

Verifique regularmente as ligações à sua conta

As redes sociais na sua maioria disponibilizam funcionalidades que lhe permitem ver as sessões ativas na sua conta a partir dos diferentes dispositivos que usa para aceder às mesmas, pelo que deve estar atento. Se detetar uma sessão ou ligação desconhecida, desligue-a e, em caso de dúvida, altere a palavra-passe.

Evite partilhar a sua localização

Sempre que partilha a sua localização ou faz check-in, lembre-se que está a divulgar onde se encontra a amigos e conhecidos mas também a potenciais estranhos.

Controle tags

O Facebook é uma das plataformas que permite ver os posts onde se é identificado (tags) e decidir se quer manter a partilha ou não.  

Atenção às publicações

É muito difícil controlar o destino das suas publicações, que podem ser partilhadas, reenviadas ou copiadas por print screen e chegar a um público muito mais vasto ou diferente do que o inicialmente previsto. Para evitar dissabores, não publique informações pessoais ou sensíveis e que possam s usadas em seu prejuízo. Isto aplica-se também a informações profissionais.

Uma vez publicado, sempre publicado

Proteger a sua reputação nas redes sociais é outro dos cuidados a considerar. O que se publica online permanece online. Convém por isso pensar duas vezes antes de publicar conteúdos ou fotografias que não gostaria que os seus pais/avós e/ou futuros empregadores vissem.

Antes cautela do que arrependimento

Confie no instinto sempre que desconfiar de um possível ataque de phishing, mesmo que as ligações pareçam vir de amigos. Na dúvida , dado poderem conter software nocivo ou fazer parte de um ataque de phishing. Se estiver desconfiado, não clique. Contacte o seu amigo para verificar primeiro a validade da ligação.

Evite aceder a redes sociais em computadores ou Wi-Fi públicos

Os computadores de acesso livre as redes Wi-Fi públicas representam um risco acrescido e uma ameaça bastante real dado ser impossível controlar quem pode aceder aos mesmos. Isto representa um risco acrescido de ver a sua palavra-passe pode ser roubada e/u a sua conta pirateada. Se não tiver outra opção, certifique-se de que termina a sessão antes de sair.

Leia também: Em viagem: dispositivos eletrónicos mais seguros

Não utiliza? Exclua

Exclua/Apague a sua conta de Facebook, Twitter, TikTok, Instagram ou outra  sempre que deixar de as utilizar.

Leia também: Como evitar ciberataques em seis passos