Notas em Dia
Fim dos sacos de plástico gratuitos e do plástico descartávelFim dos sacos de plástico gratuitos e do plástico descartável

Fim dos sacos de plástico gratuitos e do plástico descartável

Fim dos sacos de plástico gratuitos e do plástico descartável

Plástico, papel ou qualquer outro material, as lojas já não podem oferecer os habituais sacos aos clientes, que, em contrapartida, podem – e devem – levar os seus, bem como recipientes próprios para as suas compras a granel ou de takeaway. Conheça as novas medidas que entraram em vigor neste mês de julho de 2021.

Fim dos sacos gratuitos nas lojas

Já não é possível ir às compras e trazer os produtos adquiridos em sacos disponibilizados de forma gratuita pelos estabelecimentos comerciais, trate-se de mercearia, supermercado, loja de vestuário ou qualquer outro ramo de atividade. Se vierem num saco, este terá de ser cobrado adicionalmente, uma medida aplicada a todos os tipos de saco, inclusive aos usados nas farmácias para os medicamentos. O melhor é prevenir-se e levar sempre os seus, poupando assim a carteira e o ambiente.

A medida, que entrou em vigor no passado dia 1 deste mês de julho de 2021, faz parte da lei (nº 102-D/2020) aprovada no final do ano passado sobre o regime geral da gestão de resíduos, que proíbe “a disponibilização gratuita de sacos de caixa, isto é, sacos com ou sem pega, incluindo bolsas e cartuchos, feitos de qualquer material, que são destinados a enchimento no ponto de venda para acondicionamento ou transporte de produtos para ou pelo consumidor, com exceção dos que se destinam a enchimento no ponto de venda de produtos a granel”.

Leia também: Por um dia… ou um mês sem sacos de plástico

Leve o seu próprio recipiente ou embalagem

O mesmo decreto-lei prevê também que os consumidores possam utilizar os seus próprios recipientes quando fizerem as suas compras em estabelecimentos que comercializem produtos a granel ou para as refeições adquiridas em takeaway.

Trata-se de uma forma de poupar o ambiente através da redução de resíduos, especialmente o resultante das embalagens, mas também uma forma de poupar a carteira, minimizando os custos com o transporte das compras para casa, e também de reduzir as idas ao contentor do lixo e ecoponto.

Atenção, os recipientes devem estar limpos para não haver risco de contaminação, situação em que os comerciantes podem recusar estas embalagens.

Sabia que…

… são cada vez mais as marcas que estão a adotar práticas sustentáveis como a disponibilização de estações de refill/recarga de produtos? É o caso, por exemplo, da The Body Shop, Rituals, La Roche-Posay ou a Bênamor, entre outras.

Água à disposição

Uma das formas de reduzir os resíduos de plástico é diminuir o consumo de água engarrafada, pelo que desde o passado dia 1 de julho de 2021 os restaurantes, cafés e bares são também obrigados a disponibilizar água da torneira aos clientes gratuitamente.

Adeus ao plástico de uso único

Uma diretiva da União Europeia, aprovada por todos os Estados-membros, proíbe já a partir de julho de 2021 os produtos de plástico de uso único, grandes responsáveis pela poluição dos mares. Produtos como pratos, talheres, palhinhas e cotonetes deixam de poder circular no mercado já a partir dessa data. Numa segunda fase, serão proibidos os copos e embalagens para comida, cujo consumo se prevê que reduza progressivamente.