Notas em Dia
Ideias simples para viver melhor a sua varanda neste verãoIdeias simples para viver melhor a sua varanda neste verão

Ideias simples para viver melhor a sua varanda neste verão

Ideias simples para viver melhor a sua varanda neste verão

Com a chegada iminente do verão, é hora de dar às varandas o protagonismo merecido nesta época. Descubra como transformar a sua num oásis de puro bem-estar com estes passos simples.

Não há muito tempo relegadas para segundo plano, fechadas frequentemente para se fazer marquises ou prolongar alguma divisão da casa, as varandas têm vindo a reconquistar o coração de proprietários e inquilinos, especialmente no verão. Dias a perder de vista, calor e ar livre são um convite a que é impossível resistir mesmo em poucos metros quadrados.

Menos é mais, esta é a filosofia perfeita para as varandas de pequenas dimensões; sobrecarregá-las de móveis e artigos decorativos vai reduzir ainda mais o pouco espaço disponível e estorvar os movimentos. E isto não é de todo o que se pretende.

Verde-natureza

Para um maior contacto com a Natureza, as plantas e flores, além do toque de cor, ajudam a reduzir o stress e criam um ambiente acolhedor. Se o espaço for uma condicionante, pense em jardins verticais – porque não uma pequena horta? – ou em trepadeiras, por exemplo. Escolha-as em função da orientação solar e da manutenção. Uma solução prática no nosso país são as plantas mais resistentes às temperaturas altas e que não exijam muita rega, mas há um vasto leque de outras espécies por onde escolher. Peça ajuda num horto ou num centro de jardinagem.

De cara lavada

Se está a pensar renovar a varanda e com isso melhorar a sua qualidade de vida em casa, pintar as paredes exteriores é uma boa aposta. Apesar de não ser possível dar largas à sua imaginação, para não comprometer a estética do edifício, passar uma demão ou duas de tinta é uma hipótese a ponderar. Se pretender alguns apontamentos de cor, opte por pufes, mesas e cadeiras coloridas.

Para tornar a sua varanda ainda mais convidativa, um deck é um investimento a considerar. De compósito e madeira ou cerâmicos, por exemplo, os diferentes tipos de deck são atualmente superconfortáveis, resistentes e de fácil manutenção e instalação. Também pode optar por forrar as paredes com madeira para tornar o espaço mais acolhedor. Informe-se sobre a melhor solução para a sua varanda, consulte – se for o caso – o condomínio para garantir que tem as autorizações que sejam eventualmente necessárias, muna-se das respetivas medidas, tire algumas fotos para ter uma maior noção do espaço, avalie o orçamento disponível e selecione a melhor solução em termos de estética e demais requisitos de entre as diferentes opções no mercado.

Máximo conforto

No que toca à escolha do mobiliário, os gostos – e opiniões – dividem-se, mas conforto deve ser a palavra de ordem. Tendo isto em atenção, o céu é o limite. Se a área disponível for escassa, opte por peças funcionais, facilmente dobráveis e arrumáveis. Se tiver espaço, mesa, cadeiras, sofás e espreguiçadeiras e pufes são boas opções. Atenção, no entanto, aos materiais; alguns poderão aquecer em excesso, o que torna incómodo o seu uso. Materiais naturais como o vime, o rattan e a madeira são intemporais.

Móveis brancos fazem com que os espaços pareçam maiores, mas em zonas de excessiva exposição solar podem ampliar os reflexos, tornando-se algo incómodos; neste caso, tons terra claros apresentam bons resultados. Já para quem gosta de cor, encontra facilmente à venda tinta própria para os mais diversos materiais, pelo que esta pode ser uma boa altura para reaproveitar peças mais antigas dando-lhes uma nova vida com novas cores.

Proteção solar

Com temperaturas a chegarem perto dos 40 graus, um guarda-sol ou toldo (neste caso há que respeitar o regulamento do condomínio) é um item indispensável para poder usufruir da sua varanda o maior número de horas possível. Além disso, a sombra também ajuda a manter a divisão contígua mais fresca.

Iluminação

Para desfrutar da sua varanda depois de o sol se perder no horizonte, dê-lhe luz… e toda uma nova vida. Das acolhedoras e românticas grinaldas de luzes a candeeiros de parede ou de pé, sobremuros, etc., o limite é a imaginação. E o melhor de tudo é que não precisa de ver a fatura de eletricidade disparar: são muitas as soluções solares disponíveis no mercado.

E se tem espaço suficiente – área mínima de 2,5 m2 – com exposição solar, pondere a instalação de um painel solar para varanda, que lhe permitirá produzir a sua própria energia e assim poupar na fatura de eletricidade.