Notas em Dia
Reduza a sua pegada ecológica no local de trabalhoReduza a sua pegada ecológica no local de trabalho

Reduza a sua pegada ecológica no local de trabalho

Reduza a sua pegada ecológica no local de trabalho

Alterar alguns hábitos no dia a dia em prol de uma maior sustentabilidade pode ter um impacto significativo no planeta e nos efeitos das alterações climáticas, assim como no nosso bem-estar. Saiba como tornar o seu local de trabalho mais “verde”.

Não há ainda uma fórmula que por um passe de magia consiga pôr um travão nas alterações climáticas, eliminar a poluição ou reduzir as emissões de carbono que tanto afetam o planeta e o ambiente à nossa volta. Há, no entanto, várias soluções que podemos adotar voluntariamente em prol de um melhor ambiente e de um futuro melhor para o planeta Terra e as gerações vindouras.

O local de trabalho, onde passamos uma considerável quantidade de tempo, é um espaço privilegiado para se implementar algumas boas práticas. Pronto para começar?

Deixe o carro em casa

Este é um bom ponto de partida para reduzir a sua pegada ecológica. Prefira os transportes públicos, bem mais económicos para a sua carteira ao final do mês, especialmente desde as reduções verificadas no preço dos passes sociais, já para não falar dos problemas de congestionamento de tráfego e estacionamento. Outra opção é aderir ao carpooling e partilhar o carro – veja se tem colegas que morem perto de si, por exemplo – ou adotar a bicicleta (informe-se sobre os incentivos à aquisição de bicicletas elétricas), uma vez que as ciclovias estão em franco desenvolvimento, havendo já uma extensa rede no nosso país.

Se a distância e o tempo permitirem, habitue-se a ir a pé – o organismo agradece este período de atividade física adicional.

Leia também: Camada de ozono: ajude a protegê-la

Evite o desperdício de água

Mantenha as torneiras fechadas enquanto ensaboa as mãos e certifique-se de que não ficam a pingar quando terminar. Sempre que possível, opte pela descarga reduzida de autoclismo.

No que toca à água, prefira as garrafas reutilizáveis e encha-as na torneira ou nas fontes de água, se disponíveis; o número de garrafas de água de plástico que acabam nos oceanos é avassalador (em 2019, só em Portugal eram “consumidos” 721 milhões de garrafas de plástico, segundo a National Geographic).

Leia também: Vamos poupar ainda mais água?

Faça reciclagem

Habitue-se a separar e a reciclar materiais. Se não houver contentores ou ecopontos para o efeito, peça para disponibilizarem ou crie uns com caixas de papelão, por exemplo, devidamente identificadas: papel/cartão; plástico e embalagens; vidro; pilhas, etc.

Leia também: Reciclagem: cinco mitos desmistificados

Diga não ao papel

Evite o desperdício de papel. Imprima apenas o estritamente necessário e sempre que possível de ambos os lados. Reaproveite também as folhas de papel inutilizadas como rascunho. Pense duas vezes antes de imprimir emails e tire o máximo partido de aplicações para gerir e partilhar projetos e tarefas.

Poupe energia ao máximo

Habitue-se a desligar o computador, impressora e monitor sempre que se ausentar por períodos mais longos e, se possível, apague também as luzes. Evite deixá-los em standby para poupar energia.

Leia também: Como poupar energia estando mais tempo em casa

Tenha reuniões online

Evite reuniões externas sempre que possível para minimizar deslocações e emissões de CO2. Zoom, Google Teams, e WhatsApp são opções que lhe permitem poupar tempo e dinheiro, além de não poluírem o ambiente.

Rodeie-se de plantas

Ter uma ou duas (ou mais) plantas verdes na secretária, sala ou open space ajuda a purificar o ar e, não menos importante, promove a criatividade e estimula a produtividade.

Promova atividades de voluntariado

Invista algum do seu tempo em atividades de voluntariado. Desafie os demais colaboradores a participarem em atividades regulares ou pontuais de cariz ambiental de conservação da natureza, limpeza de praias, apadrinhamento de animais e risco, proporcionar acesso a água potável, etc.

Leia também: 10 dicas para ser mais sustentável em casa