Powered by

Cetelem
Notas em Dia
Vamos poupar ainda mais água?Vamos poupar ainda mais água?

Vamos poupar ainda mais água?

Vamos poupar ainda mais água?

Cada vez mais zonas do planeta sofrem com falta de água e seca e o nosso país não é exceção. Enquanto não houver precipitação suficiente para aliviar a seca extrema que afeta a maioria do território nacional, poupar água, além de uma prioridade, é um dever.

Cerca de 94 por cento do território nacional encontra-se atualmente em seca extrema – os seis por cento restantes estão em seca severa -, notícias muito pouco animadoras quando o tema é um recurso essencial para a nossa sobrevivência. E quem diz a nossa diz a das plantas e animais que povoam o mundo.
Não desperdiçar uma gota a mais deste recurso é um hábito que deve ser enraizado cada vez mais cedo e cada gesto conta. Redutores de fluxo nas torneiras, tomar duche em vez de banho de imersão, fechar a torneira enquanto se ensaboa ou lava os dentes, colocar uma garrafa de 1,5 litro cheia no autoclismo para reduzir o volume de descarga são gestos que nesta altura já deveriam estar apreendidos. Se não o seu caso, ainda vai muito a tempo. Todavia, dada a gravidade da situação, isto não chega.

Plantas

Se tem plantas em casa, evite regá-las sem necessidade, especialmente se não forem muito exigentes a este nível. Verifique sempre o grau de humidade da terra antes de regar, o que deve sempre ser feito de manhã cedo ou à noite para minimizar a evaporação provocada pelas temperaturas mais elevadas durante o período mais quente do dia. De preferência, procure reaproveitar água anteriormente utilizada para lavar legumes e/ou fruta (a de cozer este tipo de alimentos pode também ser usada, depois de fria) ou a que sai da torneira da banheira até aquecer – use um balde ou jarro grande -, que pode também ser usada para lavagem do chão, por exemplo.

Gota a gota…

… poupam-se litros de água. Certifique-se que todas as torneiras são bem fechadas e que não há fugas. Assim que se aperceber que uma torneira não fecha bem ou apresenta qualquer outro tipo de anomalia, repare-a. Arranje o autoclismo sempre que estiver avariado.
Se vir uma rotura na rua, avise de imediato as autoridades competentes, como os serviços municipalizados da sua câmara.
Para diminuir o caudal e reduzir um pouco o consumo de água doméstico, feche ligeiramente as torneiras de segurança.