Powered by

Cetelem
Notas em Dia
Dia das Compras na Net: 24 horas de promoções onlineDia das Compras na Net: 24 horas de promoções online

Dia das Compras na Net: 24 horas de promoções online

Dia das Compras na Net: 24 horas de promoções online

Já começou a contagem decrescente para compras com grandes descontos e excelentes promoções num vasto número de lojas online e sites. Tudo com uns simples clique

O Dia das Compras na Net (DCN) regressa este ano dia 29 de Outubro, com um vasto leque de promoções e descontos em centenas de lojas online e sites. Em 2020, foram mais de 300 as lojas aderentes. Este ano assinalado a 29 de outubro, traz consigo descontos, vouchers e/ou portes gratuitos em compras de marcas nacionais realizadas na Internet, numa iniciativa que se prolonga por 24 horas, promovida pela ACEPI – Associação da Economia Digital. Esta organização sem fins lucrativos tem como missão “o debate, a potenciação, a promoção, a generalização e a dignificação da economia digital em Portugal”.

São inúmeras oportunidades imperdíveis sem sair de casa e, melhor ainda, tem ainda tempo suficiente para passar em revista o que precisa e fazer as melhores escolhas de forma consciente. Para os consumidores, trata-se de uma oportunidade única para fazer boas compras a preços bastante convidativos.

Compras online: vantagens

  • Segurança e comodidade

Uma das maiores vantagens de fazer compras online é inegavelmente a segurança e a comodidade. Já não precisa de se deslocar para comprar e receber quase tudo no conforto de casa.

  • Grandes marcas

O acesso a um grande número de lojas e marcas nacionais ou internacionais é outro dos benefícios – não só não perde tempo nem dinheiro em deslocações, como em apenas alguns minutos tem à sua disposição um vasto leque de produtos, alguns exclusivos para venda online.

  • Comparação de preços

Não menos importante é a possibilidade de comparar preços e condições rapidamente, o que permite poupar dinheiro e fazer melhores escolhas. Por exemplo, pode usar o comparador kuantokusta.pt.

Convém, no entanto, ler sempre os termos relativos a expedição e entregas. Despesas com portes muito elevadas poderão não justificar a compra.

  • Conhecer opiniões sobre produtos

Atrativo é também a possibilidade de acesso a críticas/opiniões, não só sobre os artigos comercializados, mas também sobre as lojas/marcas, o que facilita muito o processo de seleção.

Compras com desconto para todos os gostos

No DCN encontra grandes marcas distribuídas por 16 categorias:

  • Alimentação & Bebidas;
  • Casa & Decoração;
  • Desporto & Cultura;
  • Moda & Acessórios;
  • Saúde, Bem-Estar & Beleza;
  • Serviços para Profissionais;
  • Tecnologia & Eletrodomésticos;
  • Petshop;
  • Serviços Financeiros;
  • Transportes & Mobilidade;
  • Livros, Papelaria & Escritório;
  • Viagens & Turismo;
  • Hotelaria & Restauração;
  • Media & Entretenimento;
  • Telemóveis & Telecomunicações;
  • e Outros.

Desde a alimentação à roupa e ao calçado, dos eletrodomésticos à tecnologia, das pequenas decorações ao mobiliário, há oportunidades para todas as carteiras e necessidades.

Esta pode ser uma excelente oportunidade para adiantar as compras de Natal e poupar algum dinheiro, sem o bulício e as correrias próprias da época. E tudo em segurança e no conforto de casa.

Roupa, calçado, acessórios, gadgets, perfumes, livros e eletrodomésticos, por exemplo, estarão a preços mais simpáticos. Aproveite para fazer uma lista do que precisa, compare valores e faça as suas compras, sem esquecer naturalmente o orçamento que tem disponível.

Leia também: Finanças Pessoais: regras básicas

Pode igualmente aproveitar os preços mais baixos da Auchan, Continente, El Corte Inglés, Arcádia, Mercadão online, por exemplo, para rechear a despensa com aqueles produtos que não podem faltar à mesa nesta altura: bacalhau, frutos secos, açúcar e farinha, vinhos e espumantes, chocolates, torrões e afins, entre muitas outras possibilidades. Se conseguir tratar de tudo – ou quase – com antecipação, poderá desfrutar mais intensamente da magia do Natal, sem stress nem correrias.

Trata-se também de uma boa altura para tornar a sua casa mais acolhedora para o inverno; da decoração aos eletrodomésticos e soluções eficientes para criar um ambiente mais agradável e desfrutar ao máximo do tempo lá passado, não faltarão ideias a preços mais convidativos nesta data.

Leia também: Tornar a casa sustentável: Candidaturas a apoio já arrancaram

Compras online  seguras

  • Sites seguros

Cada vez mais seguras, as compras online requerem ainda assim alguns cuidados por parte dos consumidores. Convém, por isso, certificar-se sempre de que o site é seguro relativamente a dados pessoais e pagamentos, o que é indicado pela imagem de um cadeado, na barra de navegação, à esquerda do endereço eletrónico do site em questão. Os endereços das páginas seguras começam por https, em vez de http (o “s” significa “Seguro”). Também por questões de segurança é de evitar fazer compras quando estiver ligado a redes públicas ou inseguras.

  • Pagamento

Para pagar, pode optar por MB Way ou aderir ao serviço 3D Secure, um protocolo que garante maiores níveis de segurança nos pagamentos, ou por Paysafecard. E não se esqueça de pedir sempre fatura com contribuinte.

  • Confirmação pagamento

Confirmar no seu extrato bancário ou de cartão de crédito se o valor debitado corresponde ao da compra ou se foi debitado mais do que uma vez, por exemplo, é outro cuidado que deve ter para poder agir e solicitar a anulação do pagamento e restituição dos valores debitados na sua conta.

Logo após a aquisição, deverá receber um comprovativo de compra. Caso não o receba, deverá exigi-lo. Pode ainda fazer um printscreen da compra antes de sair do site.

E, já agora, prefira sempre sites que permitam rastrear a encomenda até chegar a sua casa ou a outro local de entrega da sua preferência.

Dia das Compras na Net: lojas aderentes  

Visando estimular as vendas e aumentar o número de clientes a comprarem online, são várias as vantagens que o DCN traz para os lojistas que aderirem a esta iniciativa, de acordo com a ACEPI, nomeadamente:

  • Aumentar as vendas
  • Captar novos clientes
  • Aumentar a confiança dos clientes nas compras online em sites portugueses
  • Beneficiar do efeito de rede de uma ação concentrada em 24h
  • Obter retornos extraordinários
  • Usufruir de todas as vantagens das iniciativas internacionais semelhantes, mas sem o efeito da concorrência offline que estas têm agregada.

Para inscreverem, gratuitamente, a sua loja nesta iniciativa, os lojistas devem preencher o formulário disponível no site do DCN e seguir os passos indicados. Será ainda necessário “desenvolver uma ação promocional específica para o dia 29 de outubro e para o online, e que represente uma oportunidade de compra apelativa para o consumidor”, explica o mesmo site.

Lojas aderentes ao DCI 2021

Apesar de ainda as inscrições ainda se encontrarem abertas para marcas e lojistas, muitas já se adiantaram. É o caso da FNAC, da Arcádia, 1001 Noites Sex Shop, Academia do Sono, Armazéns Reis, A Tarte, Bertrand, BestGift, BOL, Boutique Outlet, ByBebé, Casa das Lâmpadas, Chás do Mundo, ChefPanda, Chicco, Cinderela, Colchões & Companhia, Dott, El Corte Inglés, Goldpet, Iswari, por exemplo, entre muitos outros. A lista é já extensa, prevendo-se que se alongue ainda muito mais.