Roubo de identidade: o que fazer se lhe acontecer
Roubo de identidade: o que fazer se lhe acontecer
Saiba o que é o roubo ou furto de identidade, como proceder se for alvo deste tipo de crime e o que fazer para o prevenir.
Cada vez mais recorrente, o que se deve sobretudo ao uso da Internet em larga escala, o roubo de identidade pode definir-se como a apropriação e uso indevido por parte de terceiros dos seus dados pessoais ou financeiros sem a sua permissão para uso ilícito. Nome, morada, número de cartão de cidadão e de segurança social, passwords, números de contas bancárias e/ou de cartões de crédito/débito e de seguros de saúde são os dados preferenciais para quem pratica este tipo de crime e podem ser usados para abrir contas bancárias, contrair empréstimos, fazer compras, aceder a tratamentos médicos, ou mesmo cometer delitos em seu nome, comprometendo não só o seu bom nome como as suas finanças.
Como pode acontecer
O acesso indevido à sua informação pessoal e financeira pode ocorrer de várias formas:
- Roubo de documentos, devido a perda ou furto da sua mala ou carteira.
- Phishing, uma forma de obter informações sigilosas, como senhas e dados bancários, através de SMS, falsos e-mails com links de acesso a sites fraudulentos ou via redes sociais que parecem reais, levando a que facilmente as pessoas cliquem nos links possibilitando assim o acesso aos seus dados.
- Acesso aos seus dispositivos eletrónicos, como computador ou smartphone, o que permite aos criminosos recolher as informações pretendidas.
- Ciberataques a empresas, como bancos por exemplo, o que permite aos hackers roubarem dados dos clientes.
- Vishing, “um ataque por telefone no qual o atacante tenta enganar a vítima para que esta forneça dados pessoais, financeiros ou de segurança ou transfira dinheiro para ele”, explica a Associação de Bancos Portugueses. A designação resulta da junção de voice e phishing.
- Redes sociais, a que os criminosos podem aceder em busca de fotos e informação pessoal publicada em posts (podem por exemplo ‘colar’ uma foto de um dos seus filhos ou irmãos encontrada no Instagram ou Facebook a um perfil de WhatsApp, para lhe pedirem dinheiro).
- Roubo da sua caixa de correio de documentos enviados pelos serviços , nomeadamente de extratos bancários e de cartões de crédito, informações fiscais, ofertas de cartões de crédito pré-aprovados, entre outros documentos que possam permitir o acesso de terceiros aos seus dados.
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O que fazer caso seja vítima de roubo de identidade
O roubo de identidade pode levar algum tempo até ser detetado. Há no entanto alguns sinais de alerta a que deve estar atento:
- Problemas de acesso ao homebanking/aplicação do seu banco
- Faturação de artigos ou serviços que não adquiriu
- Cobrança de dívidas que não contraiu
- Contas ou perfis online com a sua identificação e que não foram criados por si.
Se se aperceber de movimentos financeiros estranhos:
- Não hesite em contactar o seu banco e instituições financeiras e solicitar o cancelamento dos seus cartões. É também importante apresentar queixa na polícia.
- Aceda ao site do Banco de Portugal e consulte o seu Mapa de Responsabilidade de Crédito para se certificar de que não há, em seu nome, contas que não abriu ou créditos que não contraiu.
- Altere as passwords de contas de serviços bancários, de e-mail e de redes sociais. Ative a autenticação de dois fatores sempre que possível.
Como proteger-se
Prevenir é a melhor forma de evitar ser alvo de ataques:
- Evite responder a chamadas telefónicas e SMS de números desconhecidos, bem como a mensagens de redes sociais ou emails de pessoas que não conhece.
- Verifique os extratos do cartão de crédito e da sua conta bancária. Sempre que detetar transações não autorizadas ou suspeitas, comunique à respetiva entidade financeira.
- Não partilhe informações pessoais, como números de contas bancárias, da Segurança Social, data de nascimento e muito menos passwords.
- Remova diariamente ou, pelo menos, regularmente, a correspondência da sua caixa do correio.
- Aceda apenas a sites seguros quando fizer compras online.
- Guarde as informações pessoais num local seguro. Não o transporte na sua carteira.
- Use as redes de wi-fi públicas com os devidos cuidados.
- Instale um antivírus no seu computador e smartphone e mantenha-o atualizado.
- Quando levantar dinheiro ou fizer outras operações nas máquinas ATM, verifique se não há irregularidades no leitor de cartões (peças soltas, desalinhadas, etc.) e se não existem câmaras ocultas suspeitas. Tape o teclado quando introduzir o código e sempre que possível, prefira máquinas dentro de bancos.
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