Notas em Dia
Roubo de identidade: o que fazer se lhe acontecerRoubo de identidade: o que fazer se lhe acontecer

Roubo de identidade: o que fazer se lhe acontecer

Roubo de identidade: o que fazer se lhe acontecer

Saiba o que é o roubo ou furto de identidade, como proceder se for alvo deste tipo de crime e o que fazer para o prevenir.

Cada vez mais recorrente, o que se deve sobretudo ao uso da Internet em larga escala, o roubo de identidade pode definir-se como a apropriação e uso indevido por parte de terceiros dos seus dados pessoais ou financeiros sem a sua permissão para uso ilícito. Nome, morada, número de cartão de cidadão e de segurança social, passwords, números de contas bancárias e/ou de cartões de crédito/débito e de seguros de saúde são os dados preferenciais para quem pratica este tipo de crime e podem ser usados para abrir contas bancárias, contrair empréstimos, fazer compras, aceder a tratamentos médicos, ou mesmo cometer delitos em seu nome, comprometendo não só o seu bom nome como as suas finanças.

Como pode acontecer

O acesso indevido à sua informação pessoal e financeira pode ocorrer de várias formas:

  • Roubo de documentos, devido a perda ou furto da sua mala ou carteira.
  • Phishing, uma forma de obter informações sigilosas, como senhas e dados bancários, através de SMS, falsos e-mails com links de acesso a sites fraudulentos ou via redes sociais que parecem reais, levando a que facilmente as pessoas cliquem nos links possibilitando assim o acesso aos seus dados. 
  • Acesso aos seus dispositivos eletrónicos, como computador ou smartphone, o que permite aos criminosos recolher as informações pretendidas.
  • Ciberataques a empresas, como bancos por exemplo, o que permite aos hackers roubarem dados dos clientes.
  • Vishing, “um ataque por telefone no qual o atacante tenta enganar a vítima para que esta forneça dados pessoais, financeiros ou de segurança ou transfira dinheiro para ele”, explica a Associação de Bancos Portugueses. A designação resulta da junção de voice e phishing.
  • Redes sociais, a que os criminosos podem aceder em busca de fotos e informação pessoal publicada em posts (podem por exemplo ‘colar’ uma foto de um dos seus filhos ou irmãos encontrada no Instagram ou Facebook a um perfil de WhatsApp, para lhe pedirem dinheiro).
  • Roubo da sua caixa de correio de documentos enviados pelos serviços , nomeadamente de extratos bancários e de cartões de crédito, informações fiscais, ofertas de cartões de crédito pré-aprovados, entre outros documentos que possam permitir o acesso de terceiros aos seus dados. 

Leia também: Pagamentos seguros das compras online com cartão de crédito

O que fazer caso seja vítima de roubo de identidade

O roubo de identidade pode levar algum tempo até ser detetado. Há no entanto alguns sinais de alerta a que deve estar atento:

  • Problemas de acesso ao homebanking/aplicação do seu banco
  • Faturação de artigos ou serviços que não adquiriu
  • Cobrança de dívidas que não contraiu
  • Contas ou perfis online com a sua identificação e que não foram criados por si.

Se se aperceber de movimentos financeiros estranhos:

  1. Não hesite em contactar o seu banco e instituições financeiras e solicitar o cancelamento dos seus cartões. É também importante apresentar queixa na polícia.
  2. Aceda ao site do Banco de Portugal e consulte o seu Mapa de Responsabilidade de Crédito para se certificar de que não há, em seu nome, contas que não abriu ou créditos que não contraiu.
  3. Altere as passwords de contas de serviços bancários, de e-mail e de redes sociais. Ative a autenticação de dois fatores sempre que possível.

Como proteger-se

Prevenir é a melhor forma de evitar ser alvo de ataques:

  • Evite responder a chamadas telefónicas e SMS de números desconhecidos, bem como a mensagens de redes sociais ou emails de pessoas que não conhece.
  • Verifique os extratos do cartão de crédito e da sua  conta bancária. Sempre que detetar transações não autorizadas ou suspeitas, comunique à respetiva entidade financeira.
  • Não partilhe informações pessoais, como números de contas bancárias, da Segurança Social, data de nascimento e muito menos passwords.
  • Remova diariamente ou, pelo menos, regularmente, a correspondência da sua caixa do correio.
  • Aceda apenas a sites seguros quando fizer compras online.
  • Guarde as informações pessoais num local seguro. Não o transporte na sua carteira.
  • Use as redes de wi-fi públicas com os devidos cuidados.
  • Instale um antivírus no seu computador e smartphone e mantenha-o atualizado.
  • Quando levantar dinheiro ou fizer outras operações nas máquinas ATM, verifique se não há irregularidades no leitor de cartões (peças soltas, desalinhadas, etc.) e se não existem câmaras ocultas suspeitas. Tape o teclado quando introduzir o código e sempre que possível, prefira máquinas dentro de bancos.

Leia também: Como evitar ciberataques em seis passos