Cortina Header
  Gestão Orçamental

Realizar poupança

Saiba mais »

 | Realizar poupança  | Realizar poupança
Lifestyle

Giving Tuesday: celebrar a generosidade de dar

Publicado em 28-11-2017 por Cofina Conteúdos

Depois da Black Friday e da Cyber Monday, a Giving Tuesday, celebrada este ano a 28 de novembro, é dia de celebrar a generosidade do ato de dar e retribuir em prol da comunidade. Saiba como pode contribuir.

Criada pela 92nd Street Y e a Fundação das Nações unidas, em 2012, esta iniciativa rapidamente cativou o interesse de outros parceiros, como a Cisco, Mashable, Veteranos Americanos do Iraque e Afeganistão (IAVA), Sony, Aldo, Unicef, Google, Microsoft, Unilever, Skype, Groupon. Largamente anunciada na imprensa norte-americana e no blogue da Casa Branca, a primeira Giving Tuesday (terça-feira de dar) revelou-se de tal modo popular, que várias dezenas de países se juntaram entretanto à iniciativa. Apesar de Portugal ainda não ter aderido, pode sempre juntar-se ao movimento e aproveitar o dia ou o resto da semana para um gesto de solidariedade.

Nenhuma criança deve crescer sozinha

Este é o tema da mais recente campanha das Aldeias SOS, que nos convidam a doar 10€ (o valor de 1 hora de trabalho) para apoio e proteção de crianças em risco – por cada nativo, receberá em casa 3 postais de Natal com desenhos das crianças sob a sua alçada. A iniciativa vai um pouco mais longe, convidando cada pessoa a escolher 1 hora e torná-la “especial junto dos seus filhos, amigos ou familiares, dedicando-a simbolicamente a esta campanha”.

Mercados solidários

Com o aproximar do Natal, chegam também os mercados solidários um pouco por todo o país. Ao comprar está a ajudar as várias instituições de solidariedade envolvidas. É o caso do Mercado do Campo Pequeno, do Xmas Creative Market (Pç. do Comércio), do Natal Social (Anjos), na área de Lisboa, do Christmas Sensations Market (Hotel Intercontinental Porto), entre outros. Muitas superfícies comerciais, como hipermercados, têm também nesta altura, presentes solidários que pode adquirir. Informe-se a próxima vez que for às compras.

Solidariedade entregue em casa

A plataforma Compra Solidária permite-lhe adquirir produtos tão variados como ornamentos de Natal, cabazes, produtos alimentares e bebidas, acessórios, têxteis ou serviços, entre outras alternativas, contribuindo simultaneamente para uma instituição de solidariedade, como por exemplo, a Cruz Vermelha, a Ergue-te, a Aidglobal, a OIKOS, G.A.S. Porto, 1000 Rostos, etc.

Roupa tão necessária

Aproveite e passe em revista a roupa em bom estado que já não usa para doar. Pode depositar, depois de acondicionada em sacos de plástico fechados (caso contrário, a humidade, chuva e pó podem fazer estragos), nos contentores de rua próprios para o efeito ou entregar numa instituição de solidariedade próxima. Neste caso, se quiser, pode também juntar artigos de higiene e cobertores, essenciais para os sem-abrigo, por exemplo.

Um clique por uma causa

Um clique é tudo o que precisa para contribuir para um vasto leque de causas e melhorar as condições de vida um pouco por todo o planeta. Tem por, exemplo, a plataforma The Greater Good, que inclui sites como o The Hunger Site, que oferece alimentação a populações carenciadas, o The Animal Rescue Site (resgate, alimentação e cuidados a animais) ou o The Rain Forest Site (proteção animais e habitats selvagens), entre outros. Pode clicar todos os dias e/ou adquirir alguns dos produtos comercializados.

Prenda simbólicas

Através do site do International Rescue Committee, pode adquirir prendas que salvam vidas, como uma cabra que pode dar leite a crianças subnutridas e ajudar uma família reconstruir a sua vida; um ano de escola a uma criança, com livros e materiais incluídos; apoiar iniciativas de mulheres empreendedoras, entre outros projetos de valor inestimável para muitas populações.
Entre nós, pode apadrinhar/adotar um lobo na Tapada de Mafra (que pode visitar) ou um (ou mais) dos muitos animais nos abrigos espalhados pelo país ou no Jardim Zoológico de Lisboa.