Cortina Header
  Gestão Orçamental

Antecipar outros encargos

Saiba mais »

 | Antecipar outros encargos  | Antecipar outros encargos
Lifestyle

Boas férias sem sair de casa

Publicado em 05-06-2017 por Cofina Conteúdos

Se tem férias marcadas para os próximos meses, mas este ano está a considerar ficar em casa, saiba que são muitas as alternativas para se divertir e aproveitar ao máximo estes dias merecidos de descanso.

Tempo de férias por excelência, o verão está já à porta e são muitos os programas que pode fazer perto de casa. A começar, por exemplo, pelos museus geridos Direção-Geral do Património Cultural, que no primeiro domingo de cada mês são gratuitos, sempre um bom incentivo para uma visita em família e uma boa alternativa ao calor que se faz sentir na rua.

O convento de Cristo, em Tomar, a Torre de Belém, o Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, os mosteiros da Batalha e de Alcobaça, o Palácio Nacional de Mafra, entre outros monumentos, são também abrangidos. Se preferir, o Museu do Oriente tem entrada livre às sextas, das 18h às 22h, o Museu Calouste Gulbenkian, aos domingos, após as 14h, o Museu da Marioneta, aos domingos de manhã, e o Berardo, aos sábados.

 

Um turista na cidade

Explorar o local ou região onde viver é um programa que poderá reservar-lhe gratas surpresas. Informe-se no Posto de Turismo local, faça uma busca na net e dedique-se a conhecer os locais de que os turistas falam. Inscreva-se numa excursão – algumas são gratuitas -, reserve uma viagem para toda a família num tuk tuk, por exemplo, e parta à aventura! E, claro, não se esqueça da máquina fotográfica ou smartphone para registar os melhores momentos.

 

Música para todos

Verão é tempo de ar livre e a música não é exceção. De norte a sul do país, são inúmeros os concertos fora de portas. Há para todos os gostos. Consulte as agendas culturais das câmaras municipais à sua volta e desfrute. Para os amantes de ar livre, experimente também o cinema sob as estrelas e os espetáculos de dança que nesta altura são também frequentes.

 

Há festa na rua

Verão é tempo de festas nas várias localidades, de bailes a concertos, largada de touros. A começar já pelos Santos Populares. Das Festas Gualterianas, em Guimarães, no primeiro fim de semana de agosto, às de Arruda dos Vinhos, de 6 a 18 do mesmo mês, e da Semana do Mar, na Horta, Açores, de 6 a 13 de agosto, há de certeza uma festa por perto. Desfrute!

 

Hora de piquenique

“Convoque” amigos e família para um piquenique. Num jardim, perto da praia ou de um rio, por exemplo, interessa sobretudo alguma sombra. Junte umas cartas para jogar e, se necessário, prepare algumas atividades para entreter os mais pequenos: caça ao tesouro ou peddy paper são boas opções.

 

Água por que te quero

Uma ida à praia é sempre uma opção em dias quentes de férias, mas se por perto não existir nenhuma ou estejam todas sobrelotadas, investigue as outras alternativas à sua disposição. Piscinas municipais, praias fluviais ou mesmo artificiais, lagos, barragens são excelentes para combater o calor- Certifique-se no entanto que quem não sabe nadar esteja protegido, com colete ou braçadeiras e mantenha-se atento às crianças.


Palavras-chave: