Notas em Dia
Casa mais fresca sem ar condicionadoCasa mais fresca sem ar condicionado

Casa mais fresca sem ar condicionado

Casa mais fresca sem ar condicionado

Se quer ter a casa fresca sem recorrer ao ar condicionado garanta que o calor fica fora de portas. Habitue-se, por isso, a fechar as janelas e estores de manhã, antes de as temperaturas começarem a subir e abra-os ao final do dia. Se não quiser abdicar da luz natural e da vista, considere aplicar uma película refletora nos vidros das janelas.

Isolar, uma boa opção

Passe em revista as portas e janelas e isole todas aquelas que deixarem passar ar; além de eliminar correntes de ar reduzirá a perda de ar fresco (e de quente, no inverno). Entre barras para portas, rolos e fitas de calafetagem, são muitas as opções à sua disposição.

Para tornar a sua casa mais eficiente, pode igualmente recorrer aos serviços de especialistas em isolamento térmico.

Luzes, ação!

Apagar todas as luzes de que já não necessita é outro hábito que deve adotar… mesmo nos dias frios, tal como substituir as lâmpadas incandescentes por lâmpadas LED ou florescentes compactas (CFL), dado a sua quase nula emissão de calor. Têm ainda a vantagem adicional de durar mais e gastar menos, pelo que são sempre uma boa aposta.

Ventoinhas, há muitas!

Use e abuse! Mas atenção, as ventoinhas arrefecem pessoas, não divisões: o ar que fazem circular ajuda a afastar o ar quente que o próprio corpo produz e a evaporar a transpiração, por isso, não vale a pena deixar ventoinhas ligadas se não houver ninguém no seu raio de ação. Das de teto às verticais, escolha a solução que melhor se adapta às suas necessidades e preferências.

Quando o calor se tornar insuportável, experimente encher uma assadeira ou tijela baixa com gelo e colocá-la à frente de uma ventoinha para criar uma bruma refrescante quase imediata.

Dê férias ao forno

Reconfortante nas estações mais frias, o forno é uma fonte poderosa de calor na sua cozinha que se vai propagando pelas divisões mais próximas. Deixe os bolos e assados para quando as temperaturas começarem a descer. Opte antes por fazer refeições que não requeiram ser muito cozinhadas e use mais o micro-ondas, por exemplo. Se tiver de usar o fogão e/ou forno, prefira os períodos mais frescos do dia. Pode também fazer refeições a dobrar – mais tarde bastará apenas aquecer um pouco.

Passar a ferro é outra das tarefas que deve ser passada para a noite ou manhã bem cedo.

Alívio imediato

Compressas frias nos pulsos ou lavar os pés com água fria antes de se deitar dão uma sensação de frescura imediata, aliviando a sensação de calor. Beber um copo de água antes de dormir promove igualmente melhores noites de sono, tal como optar por lençóis de algodão, em vez de seda ou cetim.