Este website utiliza cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website estará a consentir a sua utilização. Para saber mais clique aqui.

Cortina Header
  Gestão Orçamental

Manter alguma liquidez

Saiba mais »

 | Manter alguma liquidez  | Manter alguma liquidez
Casa

Comece o ano a plantar e colha os benefícios

Publicado em 09-01-2019 por Cofina Conteúdos

Mais sabor, mais nutritivo, mais “à mão de semear”, melhor disposição, menor risco de demência e de ansiedade são alguns dos efeitos benéficos de cultivar a sua própria horta mesmo que o espaço disponível seja reduzido

Uma varanda, as janelas do quarto ou da sala ou simples mente a cozinha é todo o espaço de que necessita para deitar mãos à obra e iniciar este ano a jardinar. Atividade que além dos benefícios mais óbvios – como poder colher os seus próprios vegetais, fruta ou flores, acompanhando todo o seu desenvolvimento, e levá-los diretamente do vaso para o prato ou tacho – tem efeitos positivos sobre a boa-disposição, a ansiedade e depressão ou mesmo sobre a demência. Saem também mais baratos, com a vantagem extra de serem orgânicos, o que depende de si.

Alface, tomate emorangos: um bom ponto de partida

E se já está a pensar que o espaço que tem disponível não chega, desengane-se: tudo o que precisa de pensar é na iluminação natural eadaptar as características do espaço disponível. Varanda, hortas verticais numa parede, floreiras nas janelas, suspensões de macramé, as possibilidades são mesmo muitas. Se tiver zonas de sol pleno, uma boa aposta é o tomate nas suas mais diversas variedades (cereja, coração-de-boi, chucha, etc.), o pimento ou a curgete, por exemplo.

Se a varanda não tiver luz direta, uma boa opção é a alface, apesar de também se dar bem com luz, a rúcula, os rabanetes, chicória e morangos são hipóteses a considerar.

Temperos sempre à mão

Pode também, por exemplo, começar por experimentar cultivar as ervas aromáticas que mais utiliza – manjericão de várias espécies, salsa, coentros, orégãos, tomilho, alecrim são algumas das mais populares, mas existem muitas mais que pode considerar, como malaguetas e pimentos-padrão ou outras versões mais picantes. Encontra facilmente as sementes em casas da especialidade, em hipermercados e online. Antes de plantar, não se esqueça de ler as indicações.

Atenção

  • Invista num bom substrato. Em caso de dúvida nãohesite em solicitar informações nas casas da especialidade. Não descure afertilização.
  • Confirme as datas ideais de sementeira eplantação. Nas alfaces, por exemplo, encontra variedades de inverno e verão.
  • Se plantar algo que em casa se consuma muito,como alface, tomate ou outras, faça várias plantações deixando uma semana deintervalo para ter colheita durante mais tempo.
  • Prefira fertilizantes e produtos para desinfestaçãoisentos de químicos.
  • Dedique alguns minutos diários à sua horta. Além de acompanhar os frutos do seu trabalho, é a melhor forma de colher o que  está proto para o prato, regar o que for preciso, detetar pragas e doenças numa fase inicial e combatê-las.