Notas em Dia
Pagamentos seguros das compras online com cartão de créditoPagamentos seguros das compras online com cartão de crédito

Pagamentos seguros das compras online com cartão de crédito

Pagamentos seguros das compras online com cartão de crédito

Muito práticas, as compras através da Internet exigem alguns cuidados básicos para proteger o cartão de crédito usado para pagamento e evitar eventuais contratempos.

Especialmente nos últimos dois anos, devido à pandemia, as compras online tiveram uma forte adesão, um hábito que muitos consumidores manterão futuramente. Práticas e muito cómodas, ajudam a limitar as saídas, podendo ser entregues em casa ou em qualquer morada indicada. Isto significa que podem ser enviadas não só para si e para os demais elementos da família a residirem na mesma morada, mas também para qualquer canto do mundo, para familiares e amigos, por exemplo. Com uns simples cliques e uma morada, é muito fácil atualmente comprar aquilo de que se necessita, seja um bem de primeira necessidade, um serviço, uma prenda ou mesmo algo para ajudar no caso de uma emergência, independentemente de onde se esteja; basta ter net.

Autenticação forte

Desde o dia 31 de dezembro de 2020, os pagamentos online passaram a ser mais seguros, exigindo duas formas de validação diferentes para confirmar a identidade do utilizador e autenticidade do cartão. Desta forma, além dos dados do cartão (nome titular, n.º e CVV), ser-lhe-ão pedidos dois (ou, eventualmente, mais) fatores de validação diferentes, como um código que lhe é enviado na altura através de SMS, uma palavra-passe, um PIN ou impressão digital. É a chamada autenticação forte e foi aplicada ao comércio online.

Use cartões com segurança acrescida

Prefira cartões com mecanismos de segurança adicional, como o serviço 3D Secure; se ainda não tiver, pode solicitá-lo à entidade emissora. É um serviço gratuito que permite maior segurança nos pagamentos online; é inserido um código de utilização única que a entidade emissora envia por SMS para o telemóvel do titular do cartão.

Dê preferência a cartões com plafonds limitados, como os pré-pagos, o que permite maior controlo da utilização do montante disponível.

Como saber se um  site é seguro

Antes de proceder ao registo dos seus dados e ao pagamento, verifique sempre se o site é seguro. O endereço do site deve começar por https, cuja sigla significa Hyper Text Transfer Protocol Secure, o que em português significa “Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro”. Existem muitos sites que iniciam pela sigla HTTP, e aqui o S (de “seguro”) faz toda a diferença. Verifique igualmente se o site tem o símbolo de um cadeado na barra de endereços, ao lado do endereço do site. Este cadeado significa que a informação transmitida é criptografada. Se clicar em cima do cadeado aparece o painel de informações do site, onde consegue ver o nível de segurança do acesso e da utilização do site.

Evite aceder a sites através de links inseridos em emails, mesmo que conheça bem a empresa; e sempre que possível aceda através do site da empresa em questão, verificando se é seguro, caso esta não lhe seja familiar.

Evite computadores e acessos públicos

As redes e os computadores públicos são menos seguros do que os seus, em casa, apresentando um risco elevado de possibilidade de fraude ou tentativa de burla.

Instale um antivírus no computador, smartphone e/ou tablet e mantenha-o atualizado. Atenção: use sempre um antivírus procedente de fonte oficial (site ou loja) e nunca um que lhe tenha surgido num anúncio pop-up ou num email que não tenha solicitado.

Privilegie um cartão

Se possível, utilize apenas um cartão de crédito para compras online, como o cartão Cetelem Black Plus. Além de reduzir a quantidade de dados seus na net, é mais fácil detetar utilizações indevidas e fraudes. Use um cartão seguro, seja através do protocolo 3D e/ou de plafond limitado.

Pode também recorrer a cartões virtuais de utilização única ou para pagamentos recorrentes.

Crie uma passwords segura

Sempre que se tratar de dados relativos às suas finanças pessoais, como homebanking ou cartões de crédito, use passwords eficazes. Apesar das muitas recomendações neste sentido, as palavras-passe mais usadas em Portugal são “123456”, “123456789”, “password”, já para não falar nas datas de aniversário ou nome seguido do ano de nascimento. Para ser útil no que diz respeito à segurança, as passwords, além de longas, devem conter maiúsculas e minúsculas, algarismos e símbolos. Evite ainda anotar a password e deixá-la em local acessível.

Empresa de confiança?

Se não estiver familiarizado com o site/empresa, tente certificar-se se é de confiança, algo que é possível fazer com facilidade lendo as avaliações no site e redes sociais. Em caso de dúvida, o Portal da Queixa é um bom local para ficar a par de reclamações.

Guarde os recibos

Habitue-se a imprimir ou fazer um printscreen dos recibos de todas as aquisições online, não só para poder comparar com o extrato do cartão de crédito, mas também para saber precisamente onde é que está a gastar o seu dinheiro.

Verifique a atividade do cartão regularmente

Isto é um hábito que deve adquirir, mesmo que os cartões não tenham sido perdidos ou roubados. Alerte a instituição responsável sempre que se aperceber de cobranças indevidas ou outras anomalias relacionadas com o cartão.

Muitos cartões têm associados serviços de alertas por SMS e/ou email, que lhe permitem acompanhar os movimentos do seu cartão e detetar rapidamente o seu uso indevido. Informe-se junto da entidade emissora.

Leia ainda: Como fazer compras com smartphone mais seguras