Este website utiliza cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website estará a consentir a sua utilização. Para saber mais clique aqui.

Cortina Header
  Gestão Orçamental

Antecipar outros encargos

Saiba mais »

 | Antecipar outros encargos  | Antecipar outros encargos
Gadgets

No rasto do seu dinheiro – quatro aplicações simples e úteis

Publicado em 01-10-2019 por Cofina Conteúdos

Uma boa gestão das suas finanças deve passar sempre pela elaboração de um orçamento, mas para isso convém antes ter uma noção exata dos seus gastos. Estas aplicações são uma boa ajuda.

Conseguir poupar mais, reduzir as dívidas ou simplesmente fazer uma boa gestão do seu dinheiro implica necessariamente a elaboração de um orçamento, que inclua não só os rendimentos mas também as diferentes despesas. É aqui que as coisas se complicam, já que, primeiro, há que somar tudo aquilo em que é despendido o seu dinheiro. Desde logo, aconselha-se que as despesas não sejam superiores aos rendimentos, sendo ideal que sejam inferiores e, de preferência, por uma boa margem.

O primeiro passo deve ser, portanto, o cálculo de todas as despesas, registando tudo aquilo em que gastou dinheiro, desde a primeira bica às compras para o jantar ou à saída com os amigos, incluindo as despesas fixas, como renda, seguro, TV cabo, etc., quando as mesmas “caírem”, somando tudo ao final do mês.

Naturalmente, isto pode ser feito recorrendo a um bloco de notas e a um lápis, mas tendo um smartphone ou um tablet que ande normalmente consigo, todo este trabalho pode ser facilitado. Basta recorrer a uma das apps para o efeito, muitas das quais gratuitas.

Folhas de cálculo

O Google Sheets disponibiliza gratuitamente templates para folhas de cálculo variadas, que lhe permitem monitorizar facilmente todas as suas despesas, apresentando os totais, diária, semanal e/ou mensalmente, de acordo com as suas preferências. Outra das hipóteses são as folhas de cálculo do Excel.

Mint

Bastante popular, esta aplicação é uma excelente ferramenta para o ajudar a saber em que pé estão as suas finanças, especialmente porque não só lhe permite registar todas as despesas como elaborar um orçamento e geri-lo. Melhor ainda, funciona com notificações sempre que se aproximam contas regulares para pagar e alarmes sempre que o seu saldo está em baixo, para saber o que pode ou não pagar.

YNAB

Considerada por muitos uma das melhores aplicações de gestão de finanças pessoais, a YNAB (You Need a Budget) centra-se não só no controlo de despesas como na boa gestão do seu dinheiro através de uma filosofia inovadora: “Podemos ensinar-lhe uma nova forma de pensar acerca do seu dinheiro e de como deter total controlo sobre o seu dinheiro e o seu futuro”, pode ler-se no site, que assenta em quatro regras (1. Atribua a cada dólar/euro uma função; 2. Contemple as despesas reais; 3. Adapte-se aos imprevistos; 4. Antecipe-se). Trata-se de uma abordagem que visa a criação de novos hábitos e que tem, de acordo com as críticas, conquistado fiéis seguidores graças aos bons resultados, mesmo sendo uma aplicação paga (cerca de $7/mês). Os primeiros 34 dias são, no entanto, gratuitos para experimentar.

Wally

Perceber para onde vai o seu dinheiro e assumir o controlo do mesmo é o objetivo da Wally, uma aplicação simples, intuitiva e móvel, uma vez que apenas pode ser descarregada para smartphone ou tablet. Além de permitir a comparação dos rendimentos com as despesas, a Wally permite-lhe definir objetivos para as suas finanças e incluir fotografias de recibos, caso necessite de um quadro mais claro das despesas, isto é, identificar um determinado gasto assinalado no extrato bancário quando a memória falhar.