Este website utiliza cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website estará a consentir a sua utilização. Para saber mais clique aqui.

Cortina Header
  Gestão Orçamental

Prever as suas despesas

Saiba mais »

 | Prever as suas despesas  | Prever as suas despesas
Casa

Uma miniestufa em casa em três tempos

Publicado em 29-08-2018 por Cofina Conteúdos

São a solução ideal para ter ervas aromáticas, hortícolas, flores ou outras plantas em casa, sem depender das estações do ano ou de condições climáticas, já que permitem controlar a temperatura e a humidade. Falamos das miniestufas, indicadas para espaços pequenos, como varandas, por exemplo

Planear o que semear, sem depender do tempo que se faz sentir, numa altura em que cada vez mais as estações do ano parecem menos definidas, é a grande vantagem de ter uma estufa em casa. Fáceis de encontrar em superfícies comerciais de jardinagem e bricolagem, bem como hortos, entre outros exemplos, existem em modelos de várias dimensões, adequando-se assim às diferentes áreas disponíveis em casa, nas varandas, terraços ou mesmo jardins, mais decorativas ou funcionais, para responder às exigências pretendidas.

DIY

Fazer a sua própria estufa, se quiser, é relativamente fácil.

  • Uma das formas mais simples é dispor várias canas da mesma altura junto às paredes de um vaso e cobri-lo totalmente com um plástico transparente, como o das lavandarias/engomadorias, prendendo com fita autoadesiva. Se optar por esta versão, terá de prestar especial atenção nos dias mais quentes, para evitar que o interior sobreaqueça e estrague a planta.
  • Se tiver um aquário vazio, pode reutilizá-lo para fazer uma estufa, situando-o numa zona com boa iluminação. Antes de colocar os vasos ou tabuleiros de sementeira no seu interior, espalhe uma camada de argila expandida ou grânulos de esferovite no fundo. Mantenha coberto com a tampa do aquário em dias com temperaturas até aos 25ºC, aproximadamente; em dias mais quentes, mantenha a tampa levantada.
  • Reutilizar embalagens de plástico de refeições takeaway ou garrafões de água é outra possibilidade, especialmente indicada para sementeira.

O que plantar?

Outra das vantagens das estufas é permitirem plantar um pouco de tudo. Desde ervas aromáticas e legumes a fruta, flores ou inclusive bonsais, se o desejar. Tudo o que tem a fazer é comprar as sementes, o substrato, a argila expandida para uma boa drenagem e os vasos ou, por vezes, o vaso já com a espécie desejada. Neste caso, convém mudá-la para um vaso maior quando chegar a casa.