Este website utiliza cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website estará a consentir a sua utilização. Para saber mais clique aqui.

Cortina Header
  Gestão Orçamental

Manter alguma liquidez

Saiba mais »

 | Manter alguma liquidez  | Manter alguma liquidez
Gadgets

Vai de férias? Certifique-se que a sua informação está segura!

Publicado em 27-03-2019 por Cofina Conteúdos

Smartphone, tablet e até mesmo o portátil são companheiros inseparáveis da maioria das pessoas, e mesmo nas férias não são uma exceção. Saiba como proteger a sua informação pessoal.

Os dispositivos móveis, como smartphones, tablets, portáteis estão cada vez mais presentes na nossa vida. Se já pensa naqueles dias de férias que vai aproveitar para tirar nos feriados que se aproximam, deixamos alguns conselhos para evitar dissabores e férias arruinadas.

Proteção acrescida

Antes de sair de casa, faça uma cópia de segurança do seu dispositivo. Este é um cuidado que deve ter regularmente, uma vez que permite que numa situação de avaria, quebra, queda na água, ou outros imprevistos, possa recuperar aquilo que é importante. É o caso de documentos, fotografias, contactos, entre outros. Esta é também uma boa altura de proteger os seus dispositivos com senhas seguras e ativar a autenticação dupla ou confirmação em 2 passos (2-step verification).
Será igualmente fundamental instalar uma fonte de proteção acrescida, por exemplo através da aplicação ESET Mobile Security (para Android e iOS) que, além de permitir saber a localização do dispositivo, incorpora antivírus, anti-phishing e antirroubo proativo (tira fotografias se alguém tentar aceder aos seus dados, enviando-as depois para a sua conta).

Wi-Fi

Nunca é demais relembrar que não se deve ligar a redes Wi-Fi públicas ou inseguras. Apesar de bastante práticas, especialmente para chamadas de longa distância ou para aceder a redes sociais, apresentam riscos de segurança que devem ser tidos em consideração. Instalar uma VPN – Rede Virtual Privada permite manter a privacidade do seu tráfego na internet, mesmo em redes pouco seguras (os seus dados são também criptografados). É também uma ferramenta a considerar caso tenha o hábito de ver filmes e televisão nos dispositivos, além de permitir aceder a conteúdos que possam estar bloqueados em alguns países.
Finalmente, aceder a links ou descarregar aplicativos de fontes desconhecidas é algo que a evitar.

Netbanking

Se precisar de aceder ao seu Banco, através da plataforma online, para consultas ou movimentações use apenas ligações seguras. Ter em atenção que antes de aceder, deve confirmar que a página tem um Certificado de Segurança: na barra onde está o endereço do site certifique-se que tem à esquerda a sequência https e a imagem de um cadeado.
Ter um antivírus com licença e fazer regularmente as atualizações do seu dispositivo são outros aspetos que deve assegurar.