Notas em Dia
Mão de uma pessoa a escrever a sua carta de motivação num papelMão de uma pessoa a escrever a sua carta de motivação num papel

Como escrever uma carta de motivação para se candidatar a um emprego

Como escrever uma carta de motivação para se candidatar a um emprego

Uma carta de motivação é uma breve apresentação que o candidato a uma vaga de emprego faz de si próprio e tem como objetivo ajudar o empregador ou recrutador a apostar (e lembrar-se) num candidato entre todos os demais. Saiba a que deve estar atento na hora de escrever a sua.

O que é uma carta de motivação?

Uma carta de motivação é um texto de uma página usado para se descrever por que razões se é o candidato ideal para ocupar determinada posição. Regra geral, acompanha o currículo ou curriculum vitæ (CV). Mas, enquanto o CV é uma apresentação de factos, como percurso escolar, cursos de especialização/formação, experiência profissional, ações de voluntariado, etc., uma carta de motivação tende a incidir sobre traços de carácter e personalidade, assim como as competências, descrição da experiência (se nunca trabalhou, mas fez voluntariado ou andou nos escuteiros, use estes exemplos) e carácter que fazem de si o melhor candidato para a posição pretendida. E é precisamente disto que se trata, de se distinguir dos demais candidatos para conseguir captar a atenção do recrutador e assim avançar mais uma etapa no processo de seleção para a vaga de emprego, que geralmente passa por uma entrevista (Encontre algumas dicas neste artigo)

O que escrever numa carta de motivação?

Antes de começar, leia atentamente a oferta de emprego, para confirmar o que se pretende, e liste os seus pontos fortes e experiência relevante, assim como as competências que considera serem uma mais-valia para a posição em questão. Este é o primeiro contacto que é estabelecido com o recrutador, pelo que é essencial captar o seu interesse.

Aspetos gerais a considerar

  • Uma carta de motivação deve ser curta, 250 a 500 palavras, com frases curtas e ativas.
  • Deve estar em sintonia com o CV, funcionando, no entanto, como complemento, tendo o cuidado de não o repetir.
  • Não conter palavras ou expressões negativas. O discurso deve ser positivo e proativo.
  • Abreviaturas e vulgarismos são de evitar.
  • Erros ortográficos são inadmissíveis. Use o corretor ortográfico e releia para confirmar que não há qualquer gralha antes de enviar.
  • Deve ter um máximo de quatro parágrafos.
  • As margens (superior, inferior, esquerda e direita) devem ter 2,5 cm, o corpo deve ser 12 e o espaçamento deve ser de uma linha e meia.

Estrutura

Uma carta de motivação deve incluir:

  • Saudação. Confirme nome e/ou cargo do destinatário: Exmo. Senhor/Engenheiro ou Exma. Senhora/Engenheira, por exemplo, ou Exmo.(a) Sr.(a) Diretor(a) de Recursos Humanos, etc.;
  • Parágrafo de motivação, no qual refere a posição a que se candidata e o motivo que o leva a candidatar-se (grande similaridade com os requisitos pedidos e a sua experiência/competências, por exemplo);
  • Parágrafo sobre si, a explicar porque é o melhor candidato, especificando características, competências, soft skills e se possível exemplifique com casos concretos fruto da sua experiência (por exemplo, “liderei uma ação de voluntariado, o que envolveu…”/”ao trabalhar com a Federação Portuguesa de X ou Y, desenvolvi muito trabalho de logística/coordenei toda a parte de…”) . Pense nas mais-valias que pode trazer ao cargo – é nisto que quem está do “lado de lá” está interessado. Sumarize os seus melhores pontos e os seus objetivos de longo curso;
  • Conclusão, em que deve clarificar o objetivo final, que é ser convidado para uma entrevista, algo do género “gostaria de desenvolver estes motivos numa conversa pessoal”;
  • Despedida (com os melhores cumprimentos/melhores cumprimentos/atentamente);
  • Assinatura;
  • Data;
  • Dados de contacto;
  • CV em anexo.