Notas em Dia
Viagens mais divertidas com crianças a bordoViagens mais divertidas com crianças a bordo

Viagens mais divertidas com crianças a bordo

Viagens mais divertidas com crianças a bordo

Viagens longas de carro são geralmente uma experiência memorável, especialmente para quem aprecia o prazer da condução, mas, para os mais pequenos, nem sempre é fácil. O truque é preparar-se antecipadamente.

“Ainda falta muito?”, “Já chegámos?”. Quem já viajou com crianças está decerto familiarizado com estas questões repetidas, a partir de certa altura, a cada cinco minutos, parece. Nos mais pequeninos, a fadiga acumulada traduz-se muitas vezes em birras que, no espaço confinado do carro, parecem multiplicar-se. Somem-se os enjoos…

OK, hora de voltar atrás ou rebobinar, esquecer este cenário. Viajar com crianças pode facilmente tornar-se uma experiência divertida para todos, não tem de ser algo complicado ou a evitar.

 

Listas porque te quero

Uns dias antes, comece a fazer uma lista de tudo o que precisa – ou pelo menos daquilo que convém mesmo não esquecer – e atualize-a sempre que se lembrar de alguma coisa, se facilitar.

Organize-a por secção (roupa, higiene, brinquedos, acessórios de bebé – chupeta, biberões, esterilizador, etc. – tecnologia – telefone, carregadores, máquinas fotográficas, mp3, tablet, etc.). Faça também uma para a viagem propriamente dita, que deve incluir fraldas, toalhitas, cobertor leve, travesseiro, se for necessário, comida e água, sobretudo nos dias mais quentes, bem como protetor solar e cortinas tapa-sol. Carregador de carro para telemóvel é outro dos itens a considerar. Convém não esquecer igualmente um saco para lixo e, eventualmente, outro para enjoos, se necessário. Fora de casa e com crianças por perto, deve prevenir-se com um estojo de primeiros-socorros e medicamentos antipiréticos, analgésicos, antidiarreicos e antieméticos (antienjoo).

 

Animação precisa-se

Manter as crianças entretidas durante a viagem é a palavra de ordem e isto requer também algum planeamento prévio. Descarregue para o telefone ou tablet alguns jogos e atividades. Alguns sites, como o da National Geographic ou o Free Coloring Pages, têm inúmeros desenhos para colorir que podem ser impressos.

Aproveite e prepare (pode fazer uma lista para facilitar) várias atividades lúdicas, algumas das quais para fazer todos juntos. Eis alguns exemplos:

  • História criativa multiautor – A ideia é construir uma história a partir do contributo de todos, por ordem: cada participante acrescenta uma frase ao que foi dito para trás até se chegar a um bom final;
  • Esculturas com papel de alumínio – Facilmente moldável, o papel de alumínio não faz muito lixo, uma vantagem adicional em caso de viagem. Corte quadrados/retângulos e dê-os aos seus filhos para moldarem animais, criar joias (pulseiras, anéis, tiaras, coroas, etc.), máscaras, chapéus, bolas… o limite é mesmo a imaginação;
  • Caça aos tesouros – Elabore uma lista com coisas a descobrir durante a viagem e imprima várias cópias. Se houver crianças que ainda não saibam ler, pode ilustrar com figuras. Exemplos: Na cidade – supermercado, sinal vermelho, sinal de stop, pessoa a falar ao telefone, criança vestida de vermelho, outdoor com mulher/homem/criança/carro, pessoa a passear o cão… No campo – rio, vacas, ovelhas, lago, bomba de gasolina, campo de azedas, igreja, papoilas… Perto da praia – mar, barcos, geladaria/quiosque de gelados, alguém a andar de bicicleta… Pode transformar esta atividade num concurso; no final, ganha quem tiver assinalado o maior número de coisas;
  • Palavras começadas por… – Depois de escolhido um carro que passe (pode ser um vermelho ou azul, por exemplo), cada criança deve dizer o maior número de palavras começadas pela primeira letra da matrícula, para aumentar o grau de dificuldade limite o vocabulário (só marcas, países, cidades ou flores e plantas, etc.);
  • À descoberta de talentos musicais – Uma das formas de os mais novos, e não só, se entreterem é cantarem, por isso não hesite. Pode começar com canções infantis e depois avançar para os êxitos da rádio. Aproveite e cante também;
  • Filmes – Sempre uma boa aposta, quando há crianças por perto. Em DVD ou no tablet, são ideais quando o cansaço começa a instalar-se. Para maior conforto, leve também auscultadores – se forem duas crianças, escolha uns de saída dupla; assim ficam todos mais à vontade, sem ruídos de fundo como perturbação.

 

Para maior conforto

Carregue o carro antes de sentar as crianças e deixe-lhes margem para se mexerem. Certifique-se de que não há nada que possa cair-lhes em cima durante a viagem. Sempre que fizer uma paragem, idealmente a cada duas horas, aproveite para uma ida à casa de banho e incentive as crianças a jogarem à apanhada, por exemplo, para esticarem as pernas e gastar alguma energia. Antes de entrarem no carro, dê-lhes água ou sumo e, se tiverem fome, um snack.

Quando estiver perto do destino e os miúdos estiverem a dormir, acorde-os lentamente, se for preciso mantê-los acordados a seguir. Desta forma despertam mais calmamente, sem sobressaltos.

 

Segurança acima de tudo

A segurança também é importante, por isso não se esqueça de confirmar que os pneus estão em condições e com boa pressão, de verificar o nível do radiador, do óleo e do depósito de água. Dentro do carro, respeite as normas de segurança relativas aos assentos e transporte de crianças. Conduza com cuidado e nunca com sono.