Notas em Dia
Telhas solares, o que deve saberTelhas solares, o que deve saber

Telhas solares, o que deve saber

Telhas solares, o que deve saber

Uma alternativa aos tradicionais painéis solares, as telhas solares são uma das soluções mais recentes para quem pretende tornar a sua casa mais sustentável e reduzir os custos com o consumo energético.

Concebidas para oferecer uma integração estética, sustentável e funcional nos edifícios, as telhas solares têm vindo a conquistar os consumidores que procuram uma forma eficiente de aproveitar a energia solar, à semelhança do que acontece com os painéis solares tradicionais, sem comprometer a estética das suas casas. No fundo, trata-se de painéis solares que em vez de serem fabricados em placas, assemelham-se o mais possível com as telhas convencionais e podem assim integrar a estrutura dos telhados sem comprometer a estética e sem gerar mais peso sobre a habitação. E, tal como os painéis solares, integram células fotovoltaicas que capturam a luz do sol, convertendo-a depois em energia elétrica.

A energia elétrica – eletricidade – que é gerada é então usada para alimentar a casa (luz, aquecimento, etc.). O excesso pode ser armazenado em baterias para utilização noturna ou em dias mais cinzentos, altura em que não há menor energia solar para captação, ou para utilização em horas de maior consumo, ou ainda quando há falhas no fornecimento de energia. O excesso de energia gerada pode também ser injetado na rede elétrica.

Ler também: Painéis solares, quando a poupança e a energia se aliam ao ambiente

Tipo de telhas solares

Pode encontrar no mercado telhas solares em argila/terracota (instalação por aproximadamente de 1000€/50 m2, valor meramente indicativo) ou vitrificadas (instalação por aproximadamente de 1500€/50 m2, valor meramente indicativo)

Existem também já umas telhas de vidro de formato semelhante ao da telha mediterrânica, que podem ser colocadas por cima das telhas já existentes, caso se adaptem, ou substituí-las.

Vantagens

  • Estética – Um dos aspetos que salta de imediato à vista é a estética. As telhas solares integram-se perfeitamente na traça e estrutura dos edifícios.
  • Área de ocupação  – Requerem também uma menor área de instalação, já que aproveitam o espaço já destinado a telhado, sem necessidade de fixações, por exemplo, funcionando assim como um dois em um: telhado e geração de energia. 
  • Resistência e durabilidade  – São duráveis e resistentes a intempéries.
  • Poupança  – Recorrer a energia solar para “alimentar” a casa e o carro, no caso dos elétricos ou híbridos plug-in, permite poupar consideravelmente na fatura da luz.
  • Energia limpa – As telhas solares permitem ter energia limpa em casa, o que se traduz numa pegada ecológica mais reduzida e menos emissões de CO2.

Desvantagens

  • Custo inicial: O preço inicial das telhas solares tende a ser mais alto do que o dos painéis solares tradicionais,  o que significa que a sua amortização será mais lenta. O mesmo acontece com a instalação, que pode ser também mais dispendiosa. Tenha em conta que a sua colocação exige que todo o telhado seja substituído.
  • Eficiência: Apesar dos avanços tecnológicos e da sua constante evolução, a eficiência das telhas solares pode ser inferior à dos painéis solares, dependendo do modelo e da marca e também da orientação do telhado. Adequam-se sobretudo a telhados novos ou para reconstrução, de modo a que se prevejam os melhores ângulos e inclinações para otimizar a captação da luz natural – já os painéis podem ser colocados em ângulos diferentes para otimização de eficiência.

Telhas solares: sim ou não?

Uma opção interessante para quem busca uma solução para a geração de energia solar com o mínimo impacto visual, as telhas solares têm custos iniciais ainda significativos pelo que a sua amortização será mais longa face aos painéis solares, o que deve ser ponderado, sobretudo tendo em conta o facto de a sua eficiência ser menor. A médio-longo prazo, no entanto, este panorama deverá alterar-se. É uma questão de estar atento. E não se esqueça que a orientação do seu telhado é determinante para a sua eficácia.

Leia também: Conheça as opções de aquecimento de águas sanitárias