Cortina Header
  Gestão Orçamental

Tenha consciência dos seus proveitos e dos seus gastos

Saiba mais »

 | Tenha consciência dos seus proveitos e dos seus gastos  | Tenha consciência dos seus proveitos e dos seus gastos
Motores

Cuidados com os faróis para máxima visibilidade e segurança

Publicado em 20-10-2017 por Cofina Conteúdos

Uma boa visibilidade é essencial para uma condução segura, daí a necessidade de verificar regularmente as lâmpadas e sistema de iluminação do seu carro e fazer a sua manutenção regularmente.

Em qualquer estação do ano, mas sobretudo no outuno e inverno, quando os dias são mais curtos, ver bem permite uma melhor reação do condutor aos imprevistos, pessoas ou animais a atravessar a estrada, objetos caídos, ciclistas e até mesmo outros veículos, prevenindo acidentes. Já para não falar das multas, se detetada uma ou mais lâmpadas fundidas ou partidas.

Melhor luz

Atualmente é possível escolher de entre vários tipos de lâmpadas para o seu automóvel para responder aos requisitos pretendidos. Luz branca para máximo contraste que ajuda a distinguir melhor os objetos de lado na estrada, lâmpadas de longa durabilidade, LED, halogéneo, xénon, com variações de tonalidade da luz emitida (branca, azul, amarela). Informe-se sobre a que se adequa melhor ao seu carro, cada um com especificidades diferentes – o diâmetro dos casquilhos, por exemplo.

Tempo de substituição

Sempre que necessitar de trocar uma lâmpada por se encontrar partida ou fundida, substitua também o par respetivo – a qualidade da iluminação diminui com o tempo. Substituir ambas permite-lhe uma iluminação uniforme e máxima performance. Manter luzes de substituição no carro para uma emergência é outro dos cuidados que deve ter, sobretudo em viagens longas. Consulte atempadamente o manual do seu veículo para saber como trocar e em caso de dúvida informe-se com o seu mecânico.

Faróis

A boa visibilidade durante a condução depende não ó das lâmpadas, mas também da condição dos faróis. Pós, lama, óleo na estrada podem comprometer seriamente a passagem da luz, pelo que convém verificar o seu estado regularmente e especialmente antes e após viagens longas. Por vezes, poderão também necessitar polimento, que poderá fazer na sua oficina, se preferir, embora também possa fazê-lo em casa. Basta adquirir os produtos próprios para o efeito, vendidos também em kit. Precisará, por ordem de detergente, fita de isolamento para proteger a carroçaria à volta dos faróis, lixas de água (P500, P800, P1500, P2000), polimento para faróis, proteção UV. Depois basta seguir as instruções para dar nova vida aos seus faróis e otimizar a visibilidade durante a condução.

Ângulo e altura das luzes

Variações na pressão dos pneus e carga podem alterar o ângulo do feixe de luz do seu carro, que lhe deve permitir iluminar uma boa distância durante a condução. Sempre que verificar não conseguir ver bem a uma distância mínima, deverá ajustar a altura das luzes.