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Lifestyle

Gripe e constipações: mantenha-as à distância

Publicado em 06-11-2017 por Cofina Conteúdos

Com o inverno a caminho, é normal gripes e constipações fazerem-se anunciar. Prevenir é a palavra de ordem para evitar a sua chegada.

A estação mais fria do ano é também aquela em que as constipações e gripe tendem a ser mais prevalente, afetando uma grande parte da população, das crianças aos mais idosos, precisamente dois dos grupos de risco a que se juntam os doentes crónicos e imunodeprimidos. Para estes e para todas as pessoas que quiserem prevenir a gripe, a vacina é a primeira coisa a fazer. A campanha de vacinação contra a gripe já está em decurso, devendo a vacina ser feita até ao final do ano, mas quanto mais cedo…

Mãos sempre bem lavadas

Lavar as mãos – muitas vezes – ao longo do dia é um dos hábitos que não deve descurar nesta época, sobretudo se estiver estado em contacto com pessoas doentes. Para se ver livre dos vírus nas mãos, deve lavá-las durante pelo menos 20 segundos com água e sabonete. Para as situações em que não é possível, habitue-se a ter sempre gel desinfetante sempre à mão. No caso de contacto com alguém doente, pôr toda a roupa a lavar depois com água quente é uma opção a considerar para evitar a propagação de vírus.

Pontos de contacto limpos

Telemóveis, teclados de computador, bancadas, corrimões, maçanetas de portas, postes nos transportes públicos, etc. são focos de vírus. Limpe-os regularmente ou, caso não seja viável, evite-os ou desinfete as mãos após o contacto com os mesmos.

Beba bastante

Beber cerca de oito copos de água diariamente ajuda ao bom funcionamento dos rins e consequente eliminação de toxinas. A desidratação, por outro lado, seca o muco, tornando-o mais espesso e mais vulnerável à invasão de vírus e bactérias. No caso de a febre já se ter instalado, beber água ajuda a repor os fluidos perdidos e a regular a temperatura. Uma garrafa de água por perto é sempre bem-vinda.

Contra a gripe, dormir, dormir

A privação de sono enfraquece o sistema imunitário, tornando o organismo mais vulnerável ao ataque de bactérias e vírus. Procure dormir pelo menos sete horas por noite – no caso das crianças e adolescentes em idade escolar, esta quantidade deve aumentar para 9-12 e 8-10, respetivamente. O sono e o descanso são essenciais para o sistema imunitário.

… e manter-se ativo também

A prática moderada de atividade física provoca o aumento das chamadas células assassinas naturais do organismo. Meia hora de caminhada por dia é suficiente para obter este e muitos outros benefícios para a saúde, por isso reserve espaço na sua agenda e não se deixe desanimar por um bocadinho mais de frio.

Alho por que te quero

A alicina, um dos compostos do alho responsável pelos seus benefícios medicinais, ajuda a combater gripes e constipações e não é preciso mais do que um dente de alho por dia (por pessoa). Fresco de preferência, picado e consumido pouco depois de descascado para não perder propriedades, à semelhança do que acontece se for demasiado cozinhado ou tostado. Idealmente cru, salpicado sobre saladas, vegetais, queijo, etc. Eventualmente, poderá substituí-lo por um suplemento de alho.