Notas em Dia
Casa mais quente neste invernoCasa mais quente neste inverno

Casa mais quente neste inverno

Casa mais quente neste inverno

De inverno, quando as temperaturas baixam, manter a sua casa quente é essencial para se sentir bem. Saiba como consegui-lo sem ver as despesas com eletricidade ou gás dispararem.

Sentir-se confortável em sua casa nos dias mais frios passa necessariamente por mantê-la a uma temperatura aconchegante, o que geralmente acaba por se traduzir no aumento significativo das contas domésticas. Vidros duplos e um bom isolamento térmico ajudam a reduzir o gasto energético ao longo de todo o ano e não apenas quando o frio se faz sentir. Mas se a sua casa não estiver equipada, há outras formas de assegurar um ambiente confortável sem comprometer o seu orçamento.

 

Reforce os cortinados

Os cortinados ajudam a prevenir a perda de calor através das janelas e, durante as estações mais frias, quanto mais grossos, melhor.Aproveite o sol o mais possível, deixando as cortinas abertas durante o dia e fechando-as sempre que o mesmo começar a desaparecer, devendo fazer o mesmo com os estores.

Outra solução, caso não tenha vidros duplos é aplicar uma película térmica nos vidros, que além de afastar o frio, reduz a condensação nas janelas.

 

Reduza as correntes de ar

Mantenha as portas fechadas e proteja-as com rolos próprios para o efeito, que não só protegem contra o frio, mas também contra o pó e ruído. Pode optar por um duplo rolo que encontra nas lojas da especialidade ou então escolher um dos mais clássicos, em pano, disponíveis em vários modelos.

 

Tape o chão

Não é só através das janelas e portas que se perde calor; o chão é outro dos responsáveis, por isso se não tem alcatifa, recorra a tapetes para um maior isolamento e conforto, sobretudo para quem gosta de andar descalço.

 

Papel de alumínio

Para reduzir a perda de calor dos radiadores fixos à parede, um truque é colocar papel de alumínio atrás dos mesmos, o que faz com que o calor seja refletido para o resto da divisão.

Vista-se para o frio

Umas botas quentes para andar por casa e um casaco confortável são as formas mais práticas – e económicas – de se manter aquecido sem muito trabalho. Aproveite!

 

Um clássico amigo do ambiente

Os sacos de água quente são uma forma bastante eficiente e amiga do ambiente de aquecer a cama de inverno sem muito trabalho nem gastos.

Desumidificadores sempre bem-vindos

Reduzir a humidade em casa ajuda a preservar mais o calor, por isso use-os à vontade.

 

Use mais o forno

O calor resultante do uso do forno para preparar as suas refeições ajuda a manter a casa mais quente, particularmente as divisões mais perto da cozinha. Aproveite e rentabilize a sua utilização: cozinhe pratos completos ou várias coisas simultaneamente. Habitue-se também a desligar o forno uns minutos antes de terminar o cozinhado, o calor residual é suficiente para o fazer.