Cortina Header
  Gestão Orçamental

Realizar poupança

Saiba mais »

 | Realizar poupança  | Realizar poupança
Casa

Como pode reduzir as despesas de saúde

Publicado em 08-06-2017 por Cofina Conteúdos

Saiba como poupar em despesas médicas sem comprometer a sua saúde.

Começar por fazer um seguro de saúde pode ser meio caminho andando para ver diminuir os gastos anuais com a sua saúde e a da sua família, mas apenas se optar pela cobertura que mais se adequa às suas necessidades reais. Se já tiver um seguro, experimente renegociá-lo. Se não está a pensar engravidar, não fale a pena ter cobertura de gravidez e parto, por exemplo.

Sempre que possível opte por packs familiares, mais acessíveis, e pelo seu pagamento anual, também mais barato do que se fracionar pagamentos. Recorrer à rede de prestadores de cuidados de saúde da sua seguradora significa também pagar consideravelmente menos por cada consulta, por isso informe-se antes de marcar.

 

Genéricos

Entre 20 e 35 por cento mais baratos aproximadamente do que os medicamentos de referência, os genéricos apresentam ainda a mesma eficácia, segurança e qualidade. Sempre que viável, peça ao seu médico para lhe receitar medicamentos genéricos. Há também muitos de venda livre, como alguns analgésicos, por exemplo.

 

Cartão Saúda

Aderir ao cartão Saúda significa acumular pontos sempre que adquirir produtos de saúde e bem-estar, medicamentos não sujeitos a receita médica e serviços farmacêuticos. Cada 1€ gasto equivale a 1 ponto, pontos estes que pode trocar por produtos do catálogo de pontos ou transformar em vales de dinheiro que pode usar para pagar a conta da farmácia.

 

Siga as instruções do médico

Cumprir as indicações dadas pelo médico é importante para assegurar a cura ou alívio dos sintomas. Se não o fizer ou não tomar adequadamente os medicamentos receitados (já agora não se esqueça de aviar as receitas, algo que muita gente de esquece), é provável que volte ao médico, algo que seria desnecessário se seguisse as ordens do médico.

 

Isento de taxas moderadoras?

Estão isentos do pagamento de taxas moderadora: grávidas e parturientes; menores; utentes com grau de incapacidade igual ou superior a 60%; utentes em situação de comprovada insuficiência económica, bem como os membros dependentes do respetivo agregado familiar; dadores benévolos de sangue; dadores vivos de células, tecidos e órgãos; bombeiros; doentes transplantados; militares e ex-militares das Forças Armadas que, em virtude da prestação do serviço militar, se encontrem incapacitados de forma permanente; desempregados com inscrição válida no Centro de Emprego auferindo subsídio de desemprego igual ou inferior a 1,5 IAS que, em virtude de situação transitória ou de duração inferior a um ano, não podem comprovar a sua condição de insuficiência económica nos termos legalmente previstos, e o respetivo cônjuge e dependentes; jovens em processo de promoção e proteção a correr termos em comissão de proteção de crianças e jovens ou no tribunal, entre outros.

 

Faculdade de Medicina Dentária, uma boa opção

Medicina dentária, higiene oral e até mesmo próteses são consultas que pode marcar numa faculdade de medicina dentária próxima por uma fração daquilo que pagaria num consultório privado.

 

Prevenir, naturalmente

Vacinar-se a si e ao resto da família, e manter as vacinas atualizadas, fazer uma alimentação saudável, praticar exercício físico, cerca de meia hora por dia, pelo menos, são hábitos que deve adquirir para melhorar a sua qualidade de vida, prolongar a sua autonomia e proteger-se de doenças.