Este website utiliza cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website estará a consentir a sua utilização. Para saber mais clique aqui.

Cortina Header
  Gestão Orçamental

Prever as suas despesas

Saiba mais »

 | Prever as suas despesas  | Prever as suas despesas
Casa

Seis gastos aos quais pode pôr facilmente um travão

Publicado em 08-11-2018 por Cofina Conteúdos

Conheça algumas das despesas comuns que podem estar a impedi-lo de poupar algumas centenas de euros por ano

Portugal é um dos países da UE onde menos se consegue poupar mensalmente. Se aquilo que consegue pôr de lado é inferior ao desejado, saiba que parte pode estar a escoar-se-lhe por entre os dedos, passe-se o cliché, sem que se aperceba como. Nós damos-lhe uma ajuda.

Tarifário de telemóvel desajustado

Possuir um tarifário de telemóvel que não corresponde às suas necessidades reais pode ser uma forma de deitar dinheiro fora. Faça uma análise daquilo que de facto precisa. O conselho estende-se também ao resto da família, se aplicável e escolha o mais apropriado. A ANACOM tem um simulador que pode utilizar para lhe facilitar esta tarefa. Use-o!

Calor e/ou frio ininterrupto

Manter o ar condicionado no verão e no inverno ligado para compensar o calor ou o frio que se fazem sentir fora de portas é perfeitamente compreensível, mas representa um gasto nalguns casos considerável – e dispensável – na conta mensal de eletricidade. Instalar um termostato programável para baixar a temperatura à noite e durante as horas de trabalho é uma opção a considerar. Investir em tornar a sua casa mais quente de forma eficiente, agora que o inverno já se anuncia, é outro dos cuidados a ter.

Seguros desatualizados

Rever anualmente as diferentes apólices de seguros, como o de vida obrigatório no crédito à habitação, permite-lhe reduzir a fatura com este encargo. O mesmo poderá acontecer se juntar todos os seguros na mesma companhia – peça diferentes simulações e analise-as.

Se tem seguro automóvel contra todos os riscos e a matrícula do seu carro já tiver alguns anos, poderá estar na altura de mudar para um seguro apenas contra terceiros. Faça bem as contas e não adie mais esta decisão.

Desperdiçar água

É um recurso precioso, por isso merece ser tratado com carinho. Fechar a torneira enquanto lava os dentes e instalar redutores de caudal são alguns dos gestos a adotar. Ganha o planeta e a sua poupança.

Não assumir gastos desnecessários

Paga a mensalidade do ginásio, mas não põe lá os pés, aderiu a um ou mais canais premium (filmes e séries, desporto, etc.), mas não tem tempo para os ver, tem assinatura de várias revistas ou jornais e não se lembra da última vez que os leu? Suspenda estes serviços e canalize as respetivas despesas para o seu fundo de poupança para emergências.

Comer fora

Se tem o hábito de tomar o pequeno-almoço ou almoçar fora todos os dias, tem aqui uma boa fonte de rendimento a explorar. Tomar a primeira refeição do dia em casa (se não tem apetite ao acordar, leve-a consigo) e levar almoço para o local de trabalho, se não tiver refeitório com preços baixos, é a chave para acumular algumas dezenas de euros todos os meses. Vai deixar passar esta oportunidade? Planear as refeições atempadamente e fazer as compras de lista na mão é sempre uma boa estratégia.


Palavras-chave: