Este website utiliza cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website estará a consentir a sua utilização. Para saber mais clique aqui.

Cortina Header
  Gestão Orçamental

Antecipar outros encargos

Saiba mais »

 | Antecipar outros encargos  | Antecipar outros encargos
Lifestyle

Sete passos para ser bem-sucedido como freelancer

Publicado em 07-12-2018 por Cofina Conteúdos

Maior independência, possibilidade de trabalhar à distância, autonomia na gestão de horários, são algumas das vantagens do trabalho em regime de freelancer, em crescimento na era digital. Mas para que tudo corra bem, são precisos alguns cuidados.

Poder trabalhar em casa, no café, na esplanada da praia, em viagem, é uma das grandes vantagens de ser freelancer, mas atenção para não se deixar afetar por distrações que comprometam o seu trabalho. Se não conseguir resistir às “tentações” ou se se sentir demasiado isolado, um espaço de coworking, em que esteja com outras pessoas, pode ser uma boa opção.

Networking

Manter-se atualizado na sua área de trabalho, a par das tendências, e ter um grupo de pessoas que possam colaborar consigo em projetos multidisciplinares, por exemplo, ou com prazos apertados que é necessário cumprir para bem de futuras colaborações é um cuidado que deve ter. Convém não esquecer que uma boa rede de contactos é essencial para conseguir captar oportunidades de trabalho/negócio. Destinar algumas horas semanais para esta tarefa é um bom investimento para o futuro.

Disciplina

Estipular horários, por mais flexíveis que sejam, e cumpri-los é uma das condições sine qua non do trabalho como freelancer. Adaptá-los ao fluxo de trabalho é outra das preocupações. Só assim conseguirá cumprir prazos, aumentar a carteira de clientes, tratar da contabilidade, etc.

Capacidade de multitasking

Trabalhar com um projeto de cada vez é quase impossível, daí a importância de se conseguir desdobrar em várias tarefas e não deixar resvalar os prazos de entrega.

Formação

Online ou presencial, é importante não descurar a sua formação para se manter atualizado. Mantenha-se atento.

Obrigações fiscais em dia

O desconhecimento da lei não exime do seu incumprimento, por isso há que se manter a par das suas obrigações fiscais para não ser surpreendido por coimas ou outras penalizações. Não deixar passar prazos de pagamento, um dia que seja, pela mesma razão, é outro cuidado que deve ter.

Boa gestão das suas finanças

Determine as despesas fixas mensais e mantenha um controlo apertado sobre o dinheiro que entra e sai. Fazer um orçamento e atualizá-lo regularmente para saber a quantas anda é sempre um bom hábito. Precaver o futuro deve ser outra preocupação, pelo que todos os meses deve destinar parte dos seus rendimentos para poupanças e um fundo de emergência.


Palavras-chave: