Como evitar ganhar peso no teletrabalho
Como evitar ganhar peso no teletrabalho
De regresso ao teletrabalho e com a quadra natalícia já tão próxima, saiba o que pode fazer para impedir que os quilos a mais se instalem
Mais tempo em casa, menos horas perdidas em movimento nas deslocações, cozinha e despensa a poucos metros de distância e uma alteração na rotina diária. É fácil perceber porque muitas pessoas se queixam de terem aumentado de peso devido ao teletrabalho, já para não falar do stress associado às restrições provocadas pela pandemia Covid-19. Há, no entanto, formas de o evitar.
Planeie as refeições
Se ainda não faz a planificação das refeições, este é um bom momento para começar. Além de bastante útil para reduzir o desperdício alimentar, permite-lhe fazer uma lista de ingredientes saudáveis, facilitando na altura de fazer as compras. E já que falamos em compras, risque da lista snacks processados, ricos em açúcar, sal e/ou gorduras; mais vale prevenir do que remediar. Sobretudo porque ter a cozinha a poucos metros, o dia inteiro, não ajuda. Quanto menos tentações, melhor.
Coma bem e variado
Faça refeições saciantes e nutricionalmente equilibradas. Inclua alimentos ricos em proteína, como carnes (prefira as brancas e, no caso das vermelhas, magras), peixe, tofu, laticínios magros ou ovos, alimentos ricos em fibra como cereais integrais, fruta, vegetais, leguminosas e sementes, entre outros; e gorduras saudáveis, como azeite, frutos oleaginosos, sementes em poucas quantidades, dado o seu aporte energético.
Atenção ainda ao pão e bolos feitos em casa, difíceis de resistir. Dê preferência a versões com ingredientes mais saudáveis, como aveia, alfarroba, espelta ou trigo sarraceno.
Atualmente não faltam sites nem apps com receitas para todos os dias – inspire-se e os mais novos podem também ajudar. O blogue laranja-lima, da nutricionista Ana Isabel, é muito útil tanto para receitas inspiradoras como para informações e dúvidas sobre os mais variados temas de nutrição. Para o telemóvel ou o tablet, e disponível em android e ios, a foodstand ajuda a uma alimentação mais saudável, ligando-o a outras pessoas que procurem o mesmo. Dá-lhe receitas, mostra quais as que estão a fazer mais saudável, esclarece dúvidas nutricionais e ainda indica se houver algum evento nas proximidades sobre alimentação saudável.
Apetece-lhe um snack?
Beba água. A sensação de fome é frequentemente confundida com sede, por isso mantenha sempre por perto uma garrafa grande de água e experimente beber quando a vontade de um snack aperta. Aproveite para se levantar e ir até à varanda ou janela para descansar os olhos.
Peça ajuda
Se sentiu o peso da última fase de teletrabalho na balança, talvez seja de ponderar recorrer à ajuda de um especialista em nutrição. Seja em teleconsulta, caso não queira sair de casa, seja através dos vários livros disponíveis sobre o tema.
Mantenha-se ativo
Estar confinado em casa não significa estar parado. Pode optar por fazer uma caminhada diária ao ar livre e/ou instalar uma das várias apps com treinos eficazes com menos de 10 minutos, como por exemplo o da Sworkit, da The Johnson & Johnson Official 7 Minute Workout, Butt Workout & Fitness ou da 7 Minute Workout. Pode também pesquisar por Tabata no YouTube. Outra hipótese é recorrer a aulas online, personalizadas ou de grupo, dadas por personal trainers.
Durma bem
Dormir – na quantidade apropriada e com qualidade – é essencial para o bom funcionamento do organismo e para a saúde mental. Além disso, dormir menos está associado à obesidade e ao aumento do apetite, por isso procure deitar-se a uma hora que lhe permita dormir cerca de oito horas diárias. Além da questão do peso, dormir bem permite um melhor desempenho cognitivo, maior capacidade de concentração, bem como uma melhoria da boa-disposição e humor.
Dedique-se a um hobby
O maior confinamento em casa ditado pela pandemia pode facilmente aumentar os níveis de ansiedade e de stress, que, por sua vez, podem levar a comer mais. Dedicar-se a um hobby ajuda a relaxar e a aliviar o stress. Desde a aprendizagem de uma língua estrangeira nova ao desenvolvimento de competências, à jardinagem, costura, culinária, pintura, são muitas as opções. Quem sabe não descobre um talento desconhecido ou esquecido?