Notas em Dia
Festas sem stressFestas sem stress

Festas sem stress

Festas sem stress

Em contagem decrescente para um das celebrações mais incontornáveis do ano, somam-se as listas de afazeres e facilmente se veem alterados os níveis de stress e ansiedade, o que não raras vezes compromete o desfrutar desta quadra que se diz mágica. Relaxe, organize-se e desfrute.

 

Tempo essencial

Começar a preparar o Natal com antecedência é a chave para desfrutar da melhor forma esta quadra. Logo após a azáfama do início do ano letivo, porque não? Desta forma tem a possibilidade de escolher as melhores prendas aos melhores preços para todas as pessoas da sua lista – listas nessa época são essenciais – sem correrias nem precipitações, decidir os menus e munir-se do que precisa para os preparar, por exemplo. Marque já na agenda de 2017 para não se esquecer.

Se ainda não o fez, não deixe passar mais tempo: sente-se uns minutos e anote tudo aquilo que é necessário fazer. Aproveite e marque logo cabeleireiro e manicura se precisar – mais tarde arrisca-se a não ter vaga.

 

Prendas por que vos quero!

Para quem gosta de escolher prendas, esta é uma época de sonho; infelizmente não é o caso para muitas pessoas. Se se encontra neste grupo, experimente pedir ajuda e ideias e, se possível, delegue noutros membros da família.

Se ainda não riscou este item da lista de afazeres natalícios, não perca mais tempo. Encha-se de coragem e não deixe passar da próxima semana. Prepare-se para filas – leve um livro u uma revista para se entreter enquanto espera e evite os balcões de embrulhos – peça apenas o papel e fitas para levar para casa. O tempo perdido será garantidamente menor, sobretudo se pedir ajuda para o fazer. Outra opção – mais dispendiosa – é comprar sacos específicos para o efeito, que basta fechar com fita-cola ou agrafo.

Está ainda a tempo de fazer as compras online – aproveite as promoções e ofertas que incluem portes grátis.

 

Iguarias tão apreciadas

Não gosta de cozinhar e não tem tempo? Compre feito. Entre restaurantes e super/hipermercados, são muitas as opções e os preços. O segredo é simplificar. Mesmo que aprecie cozinhar, não precisa de fazer tudo. Combine com o resto da família e amigos o que cada um pode levar – dividem-se assim também despesas e trabalho. Faça também já a lista do que precisa e comece já a preparar o que puder. Se congelar, basta tirar umas horas antes de servir e aquecer se necessário.

 

Tempo de parar

Se pretende desfrutar do Natal, tire uns dias para não se preocupar com preparativos e afins. Dias que pode aproveitar para ver a iluminação de Natal da zona onde vive ou da cidade ao lado, por exemplo, ir ver um espetáculo ou simplesmente passear. Defina esses dias na agenda e procure manter-se fiel a esta decisão. Tome um banho de imersão com velas aromáticas a acompanhar, por exemplo, e deixe-se seduzir pela magia desta estação.

 

Família (nem sempre) em festa

Festa da família por excelência, o Natal é também a altura em que se reúnem muitas pessoas à mesa, entre as quais podem surgir alguns atritos. Procure distribuir os lugares de forma a evitar conflitos – não sente estas pessoas em frente uma das outras, mas antes perto daquelas com quem tenham mais afinidade, por exemplo.

Mantenha a calma, respire fundo, se necessário e não se deixe afetar, mesmo que não seja consigo. Lembre-se que se as pessoas não mudaram até ali, não é nesse dia que vão mudar.

 

Exercício sempre

Reserve algum tempo todos os dias para fazer exercício, nem que seja uma caminhada de meia hora. Além de ajudar a aliviar o stress e ansiedade, é uma forma de contrabalançar os excessos típicos que são difíceis de evitar. Se beber álcool, procure beber a mesma quantidade de água – ajuda a manter os níveis de hidratação e a sentir-se melhor.

 

Divirta-se

Aproveite a quadra e o melhor que a mesma proporciona. O regresso de amigos, o reencontro com familiares que só vê nesta época, o cheiro reconfortante dos doces i iguarias, a magia palpável que se sente sempre no ar.