Notas em Dia
Como poupar mais energia no verãoComo poupar mais energia no verão

Como poupar mais energia no verão

Como poupar mais energia no verão

Sinónimo de altas temperaturas e dias mais longos, o verão é também uma das estações mais responsáveis pelo aumento da fatura de energia. Saiba como poupar e manter o máximo conforto em casa.

Bastante apetecíveis, os dias longos e quentes de verão revelam-se, no entanto, um desafio para conseguir as condições necessárias em casa para nos sentirmos confortáveis. Ar condicionado, ventoinhas, frigorifico e congelador, tornam-se grandes aliados, isto até olharmos para as faturas de eletricidade, que podem ter aumentos significativos.

A boa notícia é que não tem de ser assim. É possível tornar a sua casa um pequeno oásis e minimizar o consumo energético mesmo com o calor a disparar.

Suba a temperatura do termostato

Quanto menor for a diferença entre a temperatura exterior e a interior, menor será a despesa com o ar condicionado, por isso, em vez de gelar a casa, prefira temperaturas mais amenas. Evite ligar o ar condicionado em zonas da casa que não estão a ser usadas.

Tem ventoinhas de teto?

Se tiver ventoinhas de teto, ponha as pás a girar em sentido contrário ao dos ponteiros do relógio, para empurrar o ar mais fresco para baixo.

Troque o forno pelo micro-ondas

Usar o forno e também o fogão para preparar ou aquecer alimentos não só pode aumentar significativamente a temperatura da cozinha e das divisões próximas, como implica um dispêndio maior de energia. Opte pelo micro-ondas.

Na hora da refeição

Use e abuse de refeições mais leves, de preparação simples, dando preferência aos alimentos crus. Não menos importante, procure reduzir ao mínimo as vezes que abre o frigorífico.

Mantenha cortinas e estores fechados

O sol que entra pelas janelas pode aquecer significativamente a casa. Manter as cortinas e estores fechados durante as horas de maior calor ajuda a manter a casa mais fresca e reduz a necessidade de usar tanto o ar condicionado.

Ao final do dia, quando as temperaturas se toram mais amenas, é boa ideia abrir estores e cortinas, bem como janelas, para deixar o ar mais fresco arrefecer a casa.

Esqueça a secadora de roupa

Estenda a roupa ao ar; no verão seca depressa. Além disto, evita que a temperatura aumente em casa e reduz custos com a utilização de eletrodomésticos.

Baixe a temperatura da água

Reduza a temperatura de água em casa para os 45-50 oC. Nos dias quentes de verão não se justificam temperaturas mais elevadas, especialmente quando uns graus a menos na temperatura da água do duche se podem traduzir numa fatura de eletricidade/gás mais simpática. 

Off em vez de standby

Habitue-se a desligar os eletrodomésticos e dispositivos eletrónicos da ficha em vez de os deixar em standby, estado em que continuam a consumir energia, apesar de este ser menor. E, já agora, não se esqueça de pôr as máquinas a funcionar na hora de vazio, se tiver tarifa bi ou tri-horária.

Na hora de comprar, privilegie a eficiência

Na hora de adquirir eletrodomésticos novos ou renovar a cozinha, prefira os de classe A e superior, mais eficientes e, portanto, mais económicos.

Leia também: Renovar a cozinha tornando-a mais eficiente

Ainda não mudou para LED?

AS lâmpadas incandescentes podem transformar 90% da energia que usam em calor e, consequentemente, aquecer ainda mais as casas no verão. Considere trocá-las por LED, que não só não emitem calor, como duram mais e gastam substancialmente menos energia.

Leia também: Dicas para poupar (ainda mais) na fatura da luz

Desfrute dos dias agradáveis e saia de casa

Dias longos e bom tempo – mesmo apesar das temperaturas elevadas – convidam a atividades ao ar livre e a sair de casa. Aceite o ‘convite’: afinal, no exterior, não precisa de ar condicionado nem de ventiladores, nem de acender luzes ou abrir o frigorífico. Descubra os jardins públicos – e frescos – que o país tem para oferecer, refresque-se nas praias de mar ou fluviais, (re)visite museus, deixe-se surpreender pelos muitos programas disponíveis nesta altura do ano e que lhe permitem horas memoráveis bem passadas.