Notas em Dia
Certificado energético: como melhorar a classificação energética da sua casa?Certificado energético: como melhorar a classificação energética da sua casa?

Certificado energético: como melhorar a classificação energética da sua casa?

Certificado energético: como melhorar a classificação energética da sua casa?

O certificado energético (CE) é um documento, emitido por peritos qualificados independentes reconhecidos pela Agência para a Energia (ADENE), que avalia a eficiência energética dos imóveis com base numa escala predefinida que contempla oito classes, e que pode variar entre muito pouco eficiente (a que corresponde uma classificação F) e muito eficiente (A+).

Possuir casa com certificação energética, além de essencial para a vender ou arrendar, permite aos seus proprietários saber não só a respetiva classe energética como o que podem (ainda) fazer para tornar as suas casas mais eficientes, o que, por sua vez se traduz em maior conforto durante todo o ano e poupanças que podem ser significativas nas faturas energéticas. As casas com maior eficiência energética são também mais sustentáveis, mais amigas do ambiente.

Fatores que definem a classificação energética da sua casa

Para apuramento da classe energética de um imóvel, são vários os fatores que são considerados, nomeadamente:

  • as características do imóvel avaliado, como a sua localização, orientação solar, ano de construção e área de habitação;
  • o isolamento térmico de paredes, pavimentos e coberturas;
  • o tipo de portas e janelas;
  • a existência, ou não, de fontes de energia renováveis;
  • o sistema de ventilação;
  • os equipamentos de climatização e de aquecimento de águas sanitárias.

Como melhorar a classificação energética da sua casa

Janelas

Responsáveis pela perda significativa de calor das casas e pelas tão desagradáveis correntes de ar, as janelas e caixilhos devem ser eficientes, e sempre que possível opte por vidros duplos.

Leia também: Dicas para escolher janelas mais eficientes

Isolamento térmico

Pavimentos, paredes e coberturas devem ter um bom isolamento térmico para assegurar a máxima eficiência e evitar perdas de calor nas estações mais frias e aquecimento excessivo quando as temperaturas sobem nos termómetros. Atualmente existem vários materiais que permitem fazê-lo. Aconselhe-se junto de profissionais certificados para garantir não só um bom trabalho como a escolha dos materiais mais adaptados às suas necessidades.

Leia também: Isolamento térmico de paredes e pavimentos: o que deve saber

Climatização

Aquecer as casas de inverno e torná-las mais frescas de verão exige um grande consumo energético, o que regra geral tem quase sempre margem para melhoria e otimização. As bombas de calor, por exemplo, são uma forma eficiente e sustentável para manter a casa quente e poupar na fatura, mas poderá também optar por ar condicionado, aquecimento central, recuperadores de calor, entre outras opções, avalie o método mais indicado para a sua casa.

Leia também: Bomba de calor: o que é e como funciona

Aquecimento de água

Banhos, lavagem de loiça e por vezes até de roupa com água quente representam também uma boa fatia do consumo energético doméstico. A boa notícia é que há soluções eficientes para uma melhor experiência em casa, como as bombas de calor, já referidas. Também pode optar por termoacumuladores ou esquentadores inteligentes, é uma questão de avaliar a mais indicada ao seu caso.

 Painéis solares

A instalação de painéis solares representa apenas vantagens, pelo seu enorme potencial, já que permitem gerar eletricidade para uso imediato na sua casa, e aquecer a água para uso doméstico com uma significativa poupança na fatura da eletricidade.

Leia também: Painéis solares, quando a poupança e a energia se aliam ao ambiente

Um investimento com retorno

Tornar a casa mais eficiente pode requerer algum investimento inicial, que acaba sempre por ser compensado a médio e longo prazo, uma vez que melhora a classificação energética dos imóveis e aumenta o conforto dos residentes, o que acaba por se traduzir na sua valorização.

Sabia que para isso pode contar com o crédito Eficiência Energética e com o crédito Energias Renováveis do Cetelem?