Notas em Dia
Como aumentar a literacia financeira nos adolescentesComo aumentar a literacia financeira nos adolescentes

Como aumentar a literacia financeira nos adolescentes

Como aumentar a literacia financeira nos adolescentes

Uma boa literacia financeira é essencial para responder melhor aos desafios financeiros com que diariamente nos deparamos e tomar decisões mais informadas e responsáveis na gestão do dia a dia, defende a Associação Portuguesa de Bancos (APB). Preparar os mais novos é vital para que possam tomar decisões informadas no que toca à gestão do dinheiro.

Fale sobre dinheiro em casa

Abordar questões financeiras em casa ainda é um hábito pouco comum entre as famílias. Poder-se-á eventualmente falar do custo de vida, do aumento dos preços, mas discutir a situação financeira e falar sobre dinheiro não é de todo um tópico recorrente. Está portanto na hora de alterar este mindset, digamos assim, falar abertamente. A partir dos 4-5 anos, as crianças já conseguem perceber o conceito de números; anos mais tarde, no período da adolescência, consegui-lo-ão muito mais facilmente. Falar abertamente sobre dinheiro permite não só aos mais novos terem uma noção clara da realidade familiar, como promove a sua participação no esforço de poupança global e de consecução de objetivos.

Assuntos básicos como extrato bancário, orçamento, despesas indispensáveis e dispensáveis, fundo de emergência, poupança e investimentos devem ser abordados, discutidos e aplicados em casa.

Faz o que eu faço

Um bom exemplo é melhor do que muitas palavras. Se quer que os seus filhos percebam como funciona o dinheiro, como devem geri-lo, assim como poupá-lo e investi-lo de forma responsável, é essencial começar por casa.

Encoraje-os a perguntar

Encoraje os seus filhos a levantarem questões sobre dinheiro. Se não tiver a resposta, podem procurá-la em conjunto. Podem também fazer workshops juntos.

Negoceie a mesada

Dar uma mesada aos seus filhos é disponibilizar-lhes uma ferramenta para aprenderem a lidar com o dinheiro. Trata-se de uma forma de entenderem o valor do dinheiro e de os incentivar a gerir o próprio dinheiro e poupar para objetivos de curto, médio e longo prazo. Quanto ao valor, não tem de ser elevado e, claro, deve ser sempre definido após a análise da situação financeira da família, algo que já pode ser feito em conjunto com os filhos adolescentes.

Leia também: Adolescentes: como ganhar dinheiro e conseguir poupar

Todos Contam

Desenvolvido pelo Banco de Portugal, pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) e pelo Instituto de Seguros de Portugal, o Portal Todos Contam – a plataforma do Plano Nacional de Formação Financeira – visa fomentar a educação financeira de todos os cidadãos, independentemente das idades, para que possam tomar as melhores decisões financeiras nas diferentes etapas da vida. Trata-se de uma boa fonte de informação que todos podem consultar e utilizar.

Desafio de poupança

Experimente incluir toda a família num desafio de poupança com tarefas variadas: quanto mais tarefas, mais possibilidades de poupar. Comece por definir um orçamento para o mês seguinte. Depois liste as várias tarefas, que poderão contemplar (para mais ideias, um brainstorm coletivo pode ajudar):

  • Ganhar dinheiro extra: envolvendo os vizinhos ou amigos, podem ser feitas tarefas como babysitting, passear os cães, cortar a relva do jardim, fazer as compras, entre muitas outras. E se tiver jeito para algum trabalho manual, como criar peças de artesanato ou bijutaria, por exemplo, aproveite as redes sociais para promover a venda entre a rede de amigos;
  • Identificar as tarefas domésticas que podem ser partilhadas evitando custos, como passar a roupa a ferro em vez de levar para a engomadoria;
  • Consultar os folhetos dos supermercados nas proximidades para escolher os produtos com maiores promoções;
  • Ir à biblioteca municipal em vez de comprar livros ou jornais;
  • Identificar roupa e outros artigos que possam ser vendidos em segunda mão;
  • Escolher um dia por semana de gastos zero.